App EBSSA+Especial representa Portugal em Londres
Alunos da Escola Básica e Secundária de Santo António no Barreiro são os responsáveis pelo desenvolvimento da aplicação móvel que vai representar Portugal na fase final global da iniciativa Apps for Good. Depois de terem vencido o prémio “1ª Melhor App” da iniciativa Apps for Good 2014/2015 em Portugal, promovida pelo CDI, a aplicação vai rumar a Londres, já no próximo dia 20.
A EBSSA+Especial é uma aplicação que tem como objectivo ajudar portadores de deficiência a comunicar. Pensada para jovens e adultos com autismo, trissomia 21 ou vítimas de acidente vascular cerebral, entre outros, a aplicação recorre a imagens para ajudar os utilizadores a expressarem-se. Na app podem ser encontrados também dados sobre os cuidados de saúde de cada utilizador e contactos de emergência.
João Barracho, director executivo do CDI Portugal, considera que o trabalho desenvolvido pelos alunos «é prova do potencial do jovem talento que existe em Portugal». O mesmo responsável afirma ainda, em comunicado, que a EBSSA+Especial é prova também do «sucesso do Apps for Good no cumprimento dos seus objectivos de estimular e capacitar jovens a perceberem e aplicarem o potencial da tecnologia para transformar o mundo e, em particular, as comunidades nas quais se inserem».
O Apps for Good é um projecto, a nível internacional, que incentiva os jovens a interessarem-se pela tecnologia e a criarem aplicações que façam o bem.