Apenas 9 marcas portuguesas no top das mais relevantes

A Google é a marca mais relevante em Portugal, ocupando o primeiro lugar da edição deste ano do ranking Meaningful Brands. Metade das marcas do top 30 global faz parte do top 30 português, onde se destacam somente nove marcas nacionais. Ainda assim, face à edição anterior, o número de marcas portuguesas na lista passou de oito para nove.

Nivea é a segunda marca mais relevante em Portugal, seguindo-se Compal, Delta, Mercedes-Benz, IKEA, Nestlé, Olá, Samsung e TAP. Quanto a insígnias portuguesas, constam no ranking também a CP (15.º), Continente (17.º), Pingo Doce (19.º), Mimosa (22.º), Well’s (24.º) e Worten (26.º).

Alimentação, Bens de Consumo e Internet&Media são os sectores mais relevantes em Portugal, o que contrasta com os resultados de 2017, quando Internet&Media, Transportes e Entretenimento estavam em destaque. Os sectores Financeiro e Seguros continuam a ser os menos relevantes, apesar de terem crescido no índice.

Elaborado pelo Grupo Havas a nível mundial, o ranking Meaningful Brands envolve localmente 106 marcas de 14 sectores e, ainda 11.800 inquiridos. Tem como objectivo perceber a ligação entre o desempenho das marcas e a qualidade de vida e bem-estar dos consumidores, tal como sublinha, Fernanda Marantes, CEO do Havas Media Group Portugal.

Este ano, o estudo indica que as marcas honestas e transparentes são mais relevantes: 88% dos consumidores considera que as marcas devem ser honestas nos compromissos e promessas e 69% acredita que as empresas têm um papel mais importante do que os governos na criação de um futuro melhor (vs 55% a nível global).

Além disso, as marcas relevantes asseguram um maior retorno em KPIs, nomeadamente mais 55% para intenção de compra (vs 24%a nível global) e mais 60% para recomendação (vs 39% a nível global).

O Meaningful Brands revela ainda que os consumidores portugueses estão dispostos a pagar até mais 10% por um produto ou serviço de uma marca que seja relevante (+61% no KPI Premium Price).

Artigos relacionados