Apenas 23% dos portugueses já planeia as férias de Verão
Incerteza continua a ser a palavra que melhor descreve as férias de Verão dos portugueses: somente 23% já planeia esta pausa e 47% ainda não sabe como irá passar os dias de férias a que tem direito. Segundo o Observador Cetelem, em Maio do ano passado, 37% dos portugueses não sabia ainda quais seriam os seus planos para o Verão.
Os inquiridos do distrito de Beja são os que manifestam maior intenção de ir de férias no Verão (94%) de 2021, seguindo-se os distritos de Guarda (56%), Braga (48%) e Castelo Branco (48%). Quanto a Lisboa, somente 20% já tem algum plano. No Porto e em Santarém, as percentagens são ainda mais baixas: 6% e 4%, respectivamente.
Por grupos sociodemográficos, verifica-se que os mais jovens (25 aos 34 anos) são os que mais pretendem fazer férias no Verão, a par dos residentes a Norte (excluindo o distrito do Porto), dos que trabalham por conta de outrem e dos que consideram a sua situação económica boa.
Quanto ao tipo de férias, a praia continua a ser rainha, uma vez que é o destino de eleição para 62% dos inquiridos. Nota-se também um aumento da preferência por férias no campo (22% versus 17% em Fevereiro de 2020). Por outro lado, decresce o interesse por férias na cidade (25% versus 33% em Fevereiro de 2020).