O que faz a terra tremer? Como se formam as ondas gigantes? E em Portugal tem havido muitos terramotos? Estas são algumas perguntas que despertam a curiosidade dos mais jovens quando ouvem falar de sismos e tsunamis. Para responder a estas questões, a Associação Portuguesa de Seguradores (APS) lança o novo título «Terramotos e Tsunamis: Origem, riscos e proteção», da autoria de Isabel Alçada e Ana Maria Magalhães.
Fazendo parte da coleção “Seguros e Cidadania”, «Terramotos e Tsunamis: Origem, riscos e proteção» é dirigido ao público mais jovem, procurando informar e sensibilizar sobre fenómenos naturais que, pela sua imprevisibilidade e impacto, continuam a inquietar gerações. O livro (disponível no site da APS) explica a origem dos sismos e tsunamis, a sua ocorrência ao longo da história e em diferentes partes do mundo, e apresenta recomendações práticas de prevenção e proteção.
O livro inclui ainda relatos reais de pessoas que viveram estes fenómenos e duas histórias ficcionadas, uma das quais escrita por Camilo Castelo Branco sobre o terramoto de 1755.
«Este novo livro é mais um contributo para que os jovens compreendam melhor os riscos naturais e saibam como agir em situações de emergência, e vem reforçar o compromisso da APS em promover a literacia sobre riscos e seguros junto dos mais jovens», comenta José Galamba de Oliveira, presidente da APS.














