Amor dos tempos modernos: app Schmooze junta pessoas com base em memes
“Swipe memes, not people” é o lema da Schmooze, aplicação de encontros que aposta no humor para encontrar o par ideal para cada utilizador. Criada pela empreendedora indiana Vidya Madhavan, trata-se de uma plataforma que coloca a inteligência artificial e o machine learning ao serviço do amor, propondo “matches” de pessoas que se riem dos mesmos conteúdos.
Segundo é explicado no site da Schmooze, a Geração Z não gosta de conversas ensaiadas e repetidas, mas é fã de memes e esta talvez possa ser a chave para encontrar alguém com um sentido de humor alinhado.
Inicialmente, a ideia era criar uma aplicação focada na amizade, mas Vidya Madhavan percebeu, entretanto, o potencial dos memes também para relações românticas. Em declarações reportadas pelo TechCrunch, a criadora da aplicação adianta que são adicionados cerca de 200 novos memes todos os dias e que outros são eliminados, tendo em conta também os temas da actualidade.
Tal como o Facebook nos seus primórdios, a Schmooze está a apostar nos campus universitários para florescer, ou não fosse uma app que aponta à Geração Z. Nos Estados Unidos da América, começou com um teste beta com 200 estudantes de Stanford, no final do Verão passado, mas agora já soma mais de 10 mil downloads no país.