Amazon inventa moeda virtual própria

amazon_2A retalhista online norte-americana Amazon lançou ontem a Amazon Coin, a sua moeda virtual própria. O novo meio de pagamento poderá ser utilizado para adquirir aplicações móveis, jogos ou bens virtuais na Amazon Appstore, a loja virtual da empresa para o sistema operativo Android, ou directamente no tablet da marca, o Kindle Fire.

A novidade, que por enquanto apenas está disponível nos EUA, foi divulgada no site da empresa, que adianta que cada 100 Amazon Coins valem um dólar (cerca de 0,77 euros). No dia do lançamento do serviço, a Amazon ofereceu a todos proprietários norte-americanos do Kindle Fire 500 moedas virtuais, que equivalem a cinco dólares (3,85 euros) e já podem ser utilizadas na Amazon Appstore.

A empresa norte-americana está ainda a promover o novo meio de pagamento ao oferecer um desconto de 10% na compra das Amazon Coins – 10.000 moedas (o montante máximo) equivalem a 100 dólares na Amazon Appstore, mas podem ser aquiridas por 90 dólares, por exemplo. É possível adquirir pacotes de 500, 1.000, 2.500, 5.000 ou 10.000 Amazon Coins, sendo que as moedas são imediatamente depositadas nas contas dos utilizadores.

Mas, porquê a aposta da Amazon numa moeda virtual própria? De acordo com a empresa, as moedas adquiridas “nunca expiram”, pelo que podem ser utilizadas quando o utilizador quiser. Para além disso, o dinheiro convertido – sem a cobrança de taxas, segundo a empresa – em Amazon Coins, apenas poderá ser utilizado na loja virtual da empresa, numa lógica de fidelização dos clientes.

Por enquanto, as Amazon Coins não podem ser utilizadas para comprar produtos como livros, filmes ou vídeos, mas o objectivo da empresa passa por alargar, a seu tempo, o novo método de pagamento a outros conteúdos. «Vamos continuar a adicionar novas formas de ganhar ou gastar as [Amazon] Coins numa maior variedade de conteúdos ou actividades», adiantou Mike George, vice-presidente de aplicações e jogos da Amazon, citado pela ABC News.

Artigos relacionados
Comentários
A carregar...

Multipublicações

Human Resources
Conheça o programa completo da XVIII Conferência Human Resources
Automonitor
Já pode encomendar o novo Opel Grandland X Hybrid4