Alunos de Design e Engenharia desafiados pela Food Design Lab e Imppacto a resolver problemas do sector alimentar

A ELISAVA – Barcelona School of Design and Engineering e o Food Design Lab Barcelona, em parceria com o Food Design Lab Lisboa e a Imppacto, Catering & Eventos, dão a conhecer os projectos finais de curso – Design e Engenharia – dos estudantes da ELISAVA no âmbito do Food Design.

Inspirados pela missão de gerar mudanças positivas na alimentação colectiva, os estudantes dedicaram-se, nos últimos meses, a abordar problemas concretos e reais do sistema alimentar no qual a Imppacto, Catering & Eventos, se insere. Desde a gestão de resíduos e desperdício alimentar até à implementação de práticas ecológicas, cada projecto foi desenvolvido com o objectivo de encontrar soluções sistémicas, sustentáveis e inovadoras.

Ao combinar a experiência académica e criativa dos estudantes da ELISAVA com a prática e a operacionalidade das equipas da Imppacto e do Food Design Lab Lisboa, foram ultrapassadas fronteiras e redefinidos os padrões do serviço de catering, mostrando que é possível encontrar soluções que são resilientes na actividade do catering, especificamente em Portugal.

Um dos projectos apresentados, “Nudo”, de Lúcia Sanchis Cortés, pretende desenvolver um sistema escalável para revalorizar e reutilizar o desperdício orgânico no sistema de produção alimentar do catering. Ao integrar tecnologia e o conceito de “open source”, o projecto visa reduzir o desperdício alimentar, optimizar recursos e partilhar soluções. O mote é cozinhar a partir do resíduo e permitir a partilha de receitas numa comunidade aberta, onde a utilização do ingrediente a 100% é um dos objectivos principais.

Outro projecto é “A qué sabe Portugal” de Nara Pascuet, que propõe uma experiência que combina a história e a gastronomia. É apresentado ao comensal um objecto poético inspirado no mar, que oferece um pairing em duas fases: uma degustação sólida e uma bebida. Simultaneamente, ao interagir com uma interface digital, o comensal tem acesso à narrativa histórica, às origens dos ingredientes da cultura gastronómica portuguesa apresentados no prato. Esta experiência pretende destacar a riqueza da gastronomia portuguesa ao celebrar conexões culturais desconhecidas.

«Nestes projectos, os estudantes da ELISAVA demonstraram uma capacidade impressionante de criar soluções práticas, inovadoras, sustentáveis e sistémicas que podem ser implementadas de imediato», refere, em comunicado, Ricardo Bonacho, co-fundador do Food Design Lab Lisboa e director de Inovação da Imppacto, Catering & Eventos. «A colaboração com a Imppacto foi fundamental para que as ideias ganhassem forma e relevância no sector do catering.»