Altice Labs desenvolve projeto europeu para fortalecer redes militares seguras

Notícias
Marketeer
16/07/2025
11:03
Notícias
Marketeer
16/07/2025
11:03


Partilhar

A Altice Labs, em conjunto com as entidades Deimos Engenharia, Adyta, Instituto de Telecomunicações da Universidade de Aveiro e Instituto Superior Técnico, concluiu o projeto europeu Discretion.

Trata-se de uma iniciativa estratégica no âmbito do European Defence Industrial Development Programme (EDIDP) e do Fundo Europeu de Defesa (EDF), dedicada ao reforço das comunicações militares em cenários táticos complexos.

O contributo da Altice Labs traduziu-se no desenvolvimento de uma rede definida por software (SDN), aplicada à gestão e controlo de rádios táticos em ambientes de elevada exigência, de forma a assegurar comunicações seguras.

Esta solução de vanguarda recorre a distribuição quântica de chaves (QKD), uma tecnologia disruptiva que protege as comunicações contra ameaças atuais e futuras, incluindo as da era pós-quântica.

O projeto propôs-se à edificação de dois sistemas inovadores, essenciais para a soberania nacional em matéria de segurança cibernética e criptográfica: a criação de uma máquina de cifra nacional – com a possibilidade de distribuição de chaves quânticas – e de nós quânticos de última geração, ambos desenvolvidos exclusivamente com tecnologia portuguesa.

O Discretion foi o primeiro projeto liderado e coordenado por Portugal no âmbito EDIDP e do EDF, através de um consórcio composto por quatro Estados-membros – Portugal, Espanha, Itália e Áustria – e teve como objetivo aumentar a segurança das redes militares, e outras estruturas, contra ameaças emergentes.

Integra-se nas prioridades da Comissão Europeia em matéria de cibersegurança e autonomia estratégica e contou com a colaboração de vários parceiros europeus. A tecnologia desenvolvida pela Altice Labs e pelo consórcio foi já demonstrada em Portugal, no Instituto de Telecomunicações em Aveiro, na Representação Permanente de Portugal (REPER), em Bruxelas, e em Espanha, na FEINDEF 2025.

No início do mês de julho, o projeto recebeu o Prémio Nacional de Inovação, na categoria de Cibersegurança, distinção entregue à Deimos, entidade responsável pela coordenação do Discretion.

Além da Altice Labs e da Deimos, foram também parceiros do Discretion o Instituto de Telecomunicações, o Instituto Superior Técnico e a Adyta, a nível nacional, bem como a Telefónica, a Universidad Politécnica de Madrid, a Nextworks (Itália) e o Austrian Institute of Technology, a nível internacional.

Esta participação consolida o papel da Altice Labs como empresa tecnológica de referência no desenvolvimento de soluções de comunicação seguras e inteligentes, com aplicação direta em ambientes de defesa e segurança, e posiciona Portugal na linha da frente da inovação europeia em redes resilientes e ciberdefesa.




Notícias Relacionadas

Ver Mais