A Details nasceu com um propósito: demonstrar que Portugal tem potencial para assumir uma posição de destaque entre os melhores destinos de lazer da Europa. Francisco Moser, co-CEO, explica como essa visão tem vindo a ser materializada em projectos únicos e integrados em localizações premium.
Em que consiste a Details? E qual o seu portefólio?
A Details é a plataforma de gestão de activos turísticos da Arrow Global em Portugal, que adquiriu a empresa com a ambição de ser verdadeiramente proactiva no mercado: gerir um dos maiores portefólios do sector, elevar a performance dos activos, reforçar a qualidade de serviço e consolidar padrões de referência. O nosso portefólio está organizado por segmentos, nomeadamente desporto e hospitalidade. Actualmente, gerimos 23 hotéis, 12 campos de golfe, os respectivos pontos de restauração, concessões de praia, um centro equestre de escala internacional e um centro desportivo que se encontra em fase de planeamento. No total, falamos de cerca de 2000 chaves e de activos que, por si só, são referências nos territórios onde se inserem.
Em que medida é que a empresa tem contribuído para elevar os diversos territórios turísticos onde está presente?
A nossa contribuição faz-se em várias frentes e os resultados começam a ser cada vez mais visíveis. Um dos exemplos mais claros é o reconhecimento internacional associado aos activos que gerimos. Nos World Golf Awards 2025, recebemos várias distinções em categorias de grande relevância, inclusive para a Details, nomeada como “Golf Business of the Year”.
O mesmo acontece com os hotéis que gerimos, como o Vale da Lapa, que foi distinguido com dois prémios nos World Luxury Travel Awards 2025, como “Best Luxury Villa Resort in Portugal” e “Best Luxury Villa in Europe”. Estes reconhecimentos não promovem apenas os empreendimentos em causa, mas contribuem, de forma directa e indirecta, para reforçar a reputação do Algarve e de Portugal enquanto destinos de excelência a nível internacional.
A Details anunciou o rebranding e reposicionamento de vários activos em Vilamoura que substituirão as actuais marcas por marcas internacionais. O que representa esta aposta em parcerias globais?
Representa visão, confiança e maturidade no destino de Vilamoura, mas também a capacidade de Portugal jogar ao nível dos grandes mercados internacionais. As parcerias com marcas como Hyatt, Fairmont, Marriot ou Hilton mostram que o País – e empresas de gestão como a Details – está preparado para acolher produtos de qualidade global, operados com padrões exigentes, sistemas avançados e uma rede de clientes altamente fidelizada. As mais-valias passam, sobretudo, por uma maior capacidade de atrair novos mercados, como o norte-americano, de forma mais consistente e em maior escala, trazendo para a região um poder de compra diferenciado.
Que papel continuará a Details a desempenhar para redesenhar o futuro da hospitalidade em Portugal?
Acredito que, nos próximos anos, a Details será um dos principais agentes de renovação do sector da hospitalidade. O nosso trabalho tem um impacto natural e inevitável: quando elevamos os activos, elevamos também os territórios. Isso traduzir-se-á na economia local, no perfil dos visitantes que chegam às regiões e na forma como Portugal é percebido internacionalmente. O nosso objectivo é que o modelo Details sirva de referência para futuros projectos de destinos turísticos que procurem oferecer uma combinação consistente de qualidade, diversidade e exclusividade.
Este artigo faz parte do Caderno Especial “Turismo”, publicado na edição de Novembro (n.º 352) da Marketeer.














