Alexandra Varassin é a nova CEO do Publicis Groupe Portugal

Alexandra Varassin é a nova CEO do Publicis Groupe Portugal, ficando responsável pela liderança de todas as agências de media e criativas que compõem o grupo, já a partir do próximo mês de Agosto.

Natural de Brasil, a profissional conta com mais de 20 anos de experiência, nove dos quais no grupo francês. Durante a sua carreira, trabalhou para a Google e para alguns dos mais importantes anunciantes do Brasil e da América Latina, desenvolvendo estratégias de marca e liderando diferentes departamentos de Estratégia, incluindo a agência criativa Publicis no Brasil.

Criou também uma unidade de Inteligência Criativa na BrainLab, que une Content, Business Intelligence, Search e Media Intelligence, ajudando os clientes a transformar dados e ferramentas em insights accionáveis. O seu cargo mais recente foi o de CEO da Digitas México, a agência do Grupo que se liga media, inovação e tecnologia.

Alexandra Varassin será agora responsável por reforçar o modelo Power of One para os clientes em Portugal, que integra o talento complementar do grupo, quebrando silos para transformar o negócio dos clientes através da criação de soluções de negócio 360.

Roberto Santos, o actual COO do Groupe, continuará a ser o CEO da Publicis Media Exchange para Espanha e Portugal, pelo que continuará a ter uma forte presença na operação portuguesa.

«A minha carreira sempre foi cheia de desafios e oportunidades, e esta é claramente uma dessas ocasiões. Portugal é um mercado em crescimento que tem evoluído muito nos últimos anos e só posso estar entusiasmada por poder dar continuidade ao legado do Roberto, sob a liderança da Marta e com uma equipa de profissionais impressionante. O meu objectivo é que, com o talento e as capacidades do Grupo, possamos trazer ainda mais valor estratégico aos nossos clientes e apoiá-los nos seus desafios de transformação digital e empresarial», diz a nova CEO.

À Marketeer confere que «a ideia para os próximos dois anos é continuar a crescer a duplo dígito, tanto em novos negócios quanto organicamente, isto é, com novos produtos para os nossos clientes actuais».

Como descreveria o desafio para liderar  a Publicis Portugal?

Liderar a Publicis Portugal é um enorme privilégio, uma vez que se trata de um mercado vibrante, com inúmeras oportunidades e potencial para crescimento acelerado. Particularmente no nosso Grupo, viemos de uma história de muito sucesso nos últimos dois anos, com uma equipa extremamente talentosa que, sob o comando do Roberto Santos-Hernandez, levou a um crescimento de duplo dígito, graças a uma excelente habilidade de converter novos negócios e também acompanhando o movimento global do Grupo. A minha chegada representa uma aposta do Publicis Groupe no mercado português para seguir aproveitando todas essas oportunidades e fortalecer o nosso posicionamento de “Power of One”, em que todas as capabilities do grupo trabalham de forma integrada para o crescimento do negócio dos nossos clientes.

Procurando o Grupo essa rota de crescimento, que estratégia está desenhada?

A nossa estratégia em Portugal seguirá a directriz de Iberia, a quem reportamos, e estará consoante a estratégia global desenhada pelo nosso CEO Global Arthur Sadoun com três apostas fundamentais: Dados & Tecnologia, representados pelas aquisições globais de Sapient e Epsilon; AI, através da nossa plataforma global MRCL e a substituir o modelo tradicional de holding company por um modelo interligado, ao qual chamamos The Power of One. Esse último parece-me particularmente interessante para o mercado português, pois podemos fazer desaparecer a complexidade por trás de múltiplas marcas e agências para oferecer uma operação ad hoc as necessidade de cada cliente, possibilitando menos working hours em gestão e mais working hours em transformação digital e de negócio.

Há algum sector em particular onde gostaria de crescer ou reforçar?

A nossa ideia é acelerar todos os pilares de transformação digital, especialmente nas disciplinas em que o Grupo está a ser pioneiro globalmente como Commerce, Data e Tecnologia, especialmente considerando os avanços fascinantes de Inteligência Artificial que já estamos a utilizar em todo o Mundo.

Haverá mudanças nas equipas, ou apenas na liderança?

Temos uma base extremamente sólida nas equipas, com profissionais de excelência e líderes que já são referência no mercado português. A nossa ideia é reforçar essa equipa atraindo cada vez mais o melhor talento no mercado, especialmente aqueles com expertise complementar ao que já temos hoje no Grupo e com bastante foco em transformação digital.

E que ambições de crescimento até final 2024 e no próximo ano?

A ideia para os próximos dois anos é continuar a crescer a duplo dígito, tanto em novos negócios quanto organicamente, isto é, com novos produtos para os nossos clientes actuais. O desafio é acompanhar esse crescimento acelerado com um entrega de alta performance, porque dessa forma o crescimento ocorre de forma sustentável e todos os nossos clientes podem ser beneficiados, tanto os actuais quanto os que venhamos a conquistar.