Aldo Costa, CEO da Interhigiene: “A visão da marca é ser uma referência no sector, combinando inovação, tecnologia e responsabilidade social”
A Interhigiene é uma empresa 100% nacional que conta com quase duas décadas de experiência no mercado dos produtos de higiene e limpeza. Com um compromisso sólido no que toca ao bem-estar das famílias, a Interhigiene, através das suas marcas Class e Soft, oferece soluções que vão além de uma simples limpeza.
Em entrevista à Marketeer, o Ceo da Interhigiene, Aldo Costa, fala sobre um negócio e a marca.
Com 20 anos no mercado, como é que definiria a missão e visão da Interhigiene e a forma como esses mesmos princípios orientam as actividades diárias?
A missão da Interhigiene é fornecer soluções de higiene e limpeza de alta qualidade, que garantam a segurança e bem-estar dos seus clientes e parceiros, com um compromisso constante com a sustentabilidade. A visão da marca é ser uma referência no sector, combinando inovação, tecnologia e um forte sentido de responsabilidade social. Estes princípios orientam todas as operações, desde o desenvolvimento de novos produtos até ao compromisso com a satisfação do cliente.
Quais são os principais produtos e serviços e como se destacam no mercado?
Já com 20 anos de experiência no mercado dos produtos de higiene e limpeza, o Grupo Interhigiene dispõe hoje de um vasto e diversificado portefólio, composto por mais de 300 produtos e 10 marcas próprias de detergentes, desinfectantes e produtos de limpeza, onde se incluem o detergente Class e o amaciador Soft, lançados em 2019. Esta vasta gama de produtos destaca-se pela sua eficácia, sustentabilidade e preço competitivo, atendendo tanto ao mercado doméstico quanto ao industrial. A par do desenvolvimento de soluções de higiene e limpeza para o mercado doméstico e profissional, o Grupo Interhigiene está também focado no desenvolvimento de cosméticos, uma área com potencial de crescimento a médio prazo.
Sendo os parâmetros da qualidade e inovação relevantes, como é que são assegurados nos vossos produtos e serviços?
A Interhigiene garante a qualidade dos seus produtos e serviços através de rigorosos processos de controlo em todas as fases de produção, cumprindo com todas as normas de certificação europeia em vigor. Uma das nossas grandes prioridades é investir em soluções e práticas sustentáveis, que nos permitam reduzir a nossa pegada ecológica e, ao mesmo tempo, proporcionar soluções amigas do ambiente aos nossos clientes e parceiros. No passado mês de Fevereiro, o Grupo recebeu a certificação do Sistema de Gestão Ambiental (SGA), em conformidade com a norma ISO 14001, o que demonstra o compromisso contínuo da empresa para com o ambiente e as exigências do mercado e do consumidor final.
E o que é que vos distingue face aos vossos principais concorrentes, e tendo em conta que está a “ir a jogo” com grandes multinacionais?
A nossa estratégia passa, maioritariamente, por nos certificarmos que oferecemos os melhores produtos e a melhor experiência possível aos nossos clientes e parceiros, utilizando, de forma consciente e sustentável, todos os recursos que temos disponíveis. A Interhigiene destaca-se, essencialmente, pela combinação de qualidade, inovação, eficiência e consciência ecológica, mantendo preços competitivos e uma capacidade de produção elevada, especialmente após o recente investimento em seis linhas de embalamento totalmente automatizadas, o que permitiu ganhos imediatos em termos de produtividade e eficiência. Este avanço não só impulsiona a capacidade produtiva da Interhigiene, como também reafirma o seu compromisso contínuo com a excelência e a inovação.
Quais são os maiores desafios que enfrenta actualmente no sector?
Um dos maiores desafios que enfrentamos reside no equilíbrio do crescimento da Interhigiene com a sustentabilidade e a inovação. No sector da higiene e limpeza, há uma crescente pressão para desenvolver produtos cada vez mais ecológicos e eficientes, assegurando sempre elevados padrões de qualidade e segurança. Além disso, a competitividade global exige inovação constante para atender às necessidades dos consumidores. Estamos focados na modernização dos nossos processos através de investimentos contínuos, como o projecto “Robótica Interhigiene 4.0”, para nos mantermos na vanguarda da indústria.
Que oportunidades de crescimento e como planeia aproveitá-las?
Uma das principais oportunidades de crescimento reside no aumento da procura por produtos sustentáveis e na expansão de novos mercados internacionais. A crescente consciência ambiental dos consumidores cria espaço para o desenvolvimento de soluções mais ecológicas, algo que temos vindo a implementar nos nossos catálogos. Além disso, com os nossos contínuos investimentos em inovação e tecnologia, como a automatização industrial, estamos preparados para melhorar a eficiência e a qualidade da nossa produção.
Em termos de estratégias de marketing, recorrerem sobretudo a…
Acima de tudo, estamos empenhados em desenvolver estratégias que nos permitam estar mais próximos dos nossos consumidores. São exemplo dessas estratégias o desenvolvimento dos websites, específicos para cada marca, como acontece com as marcas Class e Soft, a colaboração com influenciadores digitais e figuras públicas, a aposta em eventos de activação de marca, campanhas de produto, entre outras. Para além do digital, a empresa também investe na presença em feiras e eventos do sector, além de acções de co-branding com parceiros estratégicos. No passado mês de Maio, por exemplo, estivemos presentes na Feira Interclean Amesterdão, o maior evento a nível internacional dedicado ao sector da higiene e da limpeza profissional. Em Março de 2025, iremos marcar presença na Feira Europrope, em Paris, um dos maiores salões europeus dedicado aos profissionais de limpeza profissional.
O detergente Class vende cerca de 2800 unidades/dia, e o amaciador Soft vendeu 428 mil unidades em 2023, cerca de 1200 por dia. Que estratégias usaram para isso acontecer?
Consideramos que o sucesso destas marcas se deve a uma combinação estratégica de factores. Em primeiro lugar, procuramos investir na qualidade dos nossos produtos, garantindo que estes não só vão ao encontro, como superam as expectativas dos nossos consumidores. Além disso, acreditamos também que a nossa imagem nos ajuda a destacarmo-nos da concorrência. Campanhas de marketing bem direccionadas, no sentido de aumentar o valor, a percepção e a visibilidade das nossas marcas, têm também vindo a contribuir para consolidar a confiança dos consumidores nos nossos produtos.
Quais são as mensagens principais que a empresa procura transmitir através da sua comunicação de marketing? Não falta notoriedade às marcas…?
A Interhigiene comunica a sua preocupação com a sustentabilidade, eficiência e a grande qualidade dos seus produtos. A inovação constante e o compromisso com a satisfação do cliente são também mensagens-chave na nossa comunicação, onde procuramos, também, destacar a relação custo-benefício dos nossos produtos. Sublinhamos também o orgulho de sermos uma empresa nacional, claro.
A marca Interhigiene é reconhecida pela inovação, qualidade e responsabilidade ambiental, como referido anteriormente. A sua identidade é associada a produtos que são eficazes, sustentáveis e acessíveis, posicionando-se como uma solução confiável tanto para consumidores finais como para o sector industrial. Procuramos igualmente ter imagem cada vez mais apelativa dos nossos produtos.
Como é que a empresa constrói e mantém, então, o valor da marca?
A empresa investe consistentemente na qualidade e inovação tecnológica, procurando responder às necessidades do mercado. Além disso, o foco na sustentabilidade e no atendimento ao cliente ajuda a reforçar a fidelidade à marca, com uma comunicação clara dos seus valores em todas as interacções. O nosso compromisso com o cliente é total e muito empenhado.
Na Interhigiene, avaliamos a percepção das nossas marcas sobretudo através de feedbacks informais de consumidores, distribuidores e parceiros, assim como pelo crescimento sustentado das nossas vendas. Embora ainda não tenhamos conduzido pesquisas de mercado formais, temos uma ideia muito clara de que as marcas Class e Soft têm um nível de satisfação muito elevado junto dos consumidores. Estas marcas são reconhecidas pela sua eficiência, fragrâncias frescas, intensas e contagiantes e pelos preços muito competitivos, o que as torna marcas muito apelativas.
Quais são as principais estratégias de vendas adoptadas e como são implementadas? A empresa utiliza canais de vendas directos, indirectos ou ambos?
Na Interhigiene temos vindo a desenvolver, sobretudo, os canais indirectos, como distribuidores e revendedores. Esta abordagem permite-nos expandir a nossa presença no mercado e alcançar mais potenciais clientes. Contudo, brevemente iremos adoptar uma estratégia de vendas mista, utilizando tanto canais directos como indirectos. Consideramos que a venda directa ao cliente vai-nos permitir criar e manter uma relação mais próxima com o cliente, o que permitirá que consigamos dar respostas mais rápidas e eficientes às variações constantes do mercado.