Agências de Branding e Publicidade – Prémios Marketeer 2022

Pitch dos finalistas

 

BBDO

2021 foi um ano de consolidação de um ciclo de 7 anos de crescimento ininterrupto da agência. Este facto deve-se obviamente à entrada de novas e grandes marcas como a Cepsa e a Mercedes-Benz para o nosso Grupo, mas sobretudo pelo crescimento orgânico do trabalho feito com os nossos clientes. 2021 foi um ano em que as marcas com quem trabalhamos foram transversalmente líderes de notoriedade nos seus sectores e talvez por isso, tantas delas estejam também nomeadas nesta premiação. Celebramos o sucesso de cada uma, assinalando alguns marcos e efemérides em particular: a primeira vez da Peugeot como marca automóvel nº1 em Portugal, o 30º aniversário da McDonald’s que voltou a ter produtos recordistas no seu menu, a voz dos colaboradores que é imagem do Novobanco e o Pingo Doce, que pôs na voz de todos e no discurso de cada uma nova assinatura e posicionamento, regressando à liderança da recordação dos portugueses. Este foi um ano premiado pelas pessoas, pela sociedade civil e pela cultura popular da qual somos produtores e produto e na qual orgulhosamente, pudemos deixar a nossa marca.

Fuel

Em 2021 mudou muita coisa na Fuel, incluindo a Direção. Com a saída de Susana Coerver, Pedro Santana e João Madeira assumiram a co-liderança da agência do Grupo Havas, com o último a acumular as funções de Diretor Criativo Executivo. Apesar das mudanças, a Fuel conseguiu manter o primeiro lugar do ranking de agências da MediaMonitor e, ao longo do ano, conquistar a conta da Sonae SGPS, assim como prémios no Festival do CCP e nos Eficácia.

Havas

A Havas reforçou relações com os seus clientes com projetos como o rebranding da Wells, ou a campanha 5G da NOS (que fez da NOS a marca telco mais associada ao tema 5G).
A lista de clientes cresceu com a conquista da Teleperformance e EDP, naquele que foi o pitch do ano.
Fomos a agência mais premiada de 2021: a campanha “preenchido pela paralisia” para a APCL ganhou o único Leão em Cannes para Portugal, foi Grande Prémio nos Prémios Eficácia e CCP, Ouro no El Ojo e Prata no ADC*E. A Campanha “Day after women’s day” foi shortlist em Cannes e One Show, Ouro no Eurobest, El Ojo, CCP, AdStars e Care Awards.
No El Ojo a Havas ganhou ainda o prémio de Agência Local do Ano e Paulo Pinto, o seu Diretor Criativo, o prémio de Criativo do Ano em Portugal.

Judas

Em plena pandemia JUDAS nasceu para trazer rock&roll à publicidade e afirmar-se como uma das agências mais relevantes do mercado. Cedo conquistou clientes em sectores do retalho com a FNAC, no sector financeiro a COFIDIS, os seguros da OK!, a centenária marca de vinagres Cristal ou até os sumos Sonatural. Com 4 meses de vida e ainda na Igreja, ganharam Ouro no CCP em Design com a sua própria marca. Meio ano depois, o seu trabalho de packaging para Cristal foi reconhecido como um dos 12 melhores do mundo e a campanha de regresso às aulas da FNAC como uma das 10 melhores do ano em Portugal. Fizeram o milagre da multiplicação e de 3 pessoas passaram a uma equipa de 18. Recentemente, afirmaram-se como game changers e criaram um departamento dedicado à web3: a Crypto Judas e quem quer visitar o site da agência ou pedir campanhas, já pode pagar em Bitcoins. Este não foi apenas mais um ano para a Judas, foi o primeiro ano depois da Judas.

Nossa

2021 foi uma boa experiência. Começou confinado e acabou com um dos melhores anos de sempre. Foi o ano em que lançamos projetos criativos de grande impacto como Músicas de Fundo para o Minipreço, Cu de Judas para a Dott.pt, um outdoor em azulejos da Viúva Lamego, para a Disney, ou uma plataforma de conteúdos digitais de Surf para Go Chill/Delta. Em branding, liderámos o rebranding do ISPA, e criámos uma marca global para a plataforma de NFT da Santa Casa, Artentik, NFT for good causes.
Por tudo isto, tinha também de ser um ano forte em termos de reconhecimento nacional e internacional, ADCE Awards, Prémios Eficácia e um bis nos Clube dos Criativos: Agência Criativa do Ano em Experiências de marca. Não há uma sem duas. Votem NOSSA!

O Escritório

A votação na agência do ano pode obedecer a critérios objetivos e subjetivos. Foquemo-nos nos objetivos:
O Escritório foi eleito Agência do Ano nos Prémios Eficácia 2021, pelo segundo ano consecutivo.
Foi considerado a agência mais criativa do mercado, a mais atrativa e mais próxima do ideal pelo Agency Scope 2021/22, baseado na opinião de 223 responsáveis de marketing em Portugal. Pelo segunda vez consecutiva.
Venceu vários prémios no CCP, onde a maioria das agências ganham prémios, é verdade. Mas ganhou um que nunca ninguém ganhou: o primeiro prémio Ciência Viva para a publicidade, para a campanha de fiambres Izidoro.
Para além do Lidl, Super Bock, SL Benfica, Sumol, Galp, Woo, Abanca e ACP, começou a trabalhar com a Delta, Solverde, Vitalis, NOS 5G, Izidoro, Lidl Bulgária, Super Bock Angola e a plataforma Unidos contra o Desperdício.
Por fim, foi considerado o Best Place to Work no mercado das agência de publicidade.
Tudo o resto são opiniões.

Partners

Já integrada no Grupo Dentsu, 2021 foi um ano de grande importância e crescimento para a Partners que entra pela primeira vez na área da media e passa a ser a única agencia criativa em Portugal com uma oferta integrada de criatividade e media. Ganha em 2021 o concurso publico para o planeamento e compra de media para o Turismo de Portugal durante os próximos 3 anos, ganha a conta de media da Heineken, e a conta da marca h3, com quem passa também a trabalhar a criatividade e a media. Responsável pela campanha de lançamento da marca CNN Portugal e pelas campanhas 5G para as marcas da Altice em Portugal, República Dominicana e USA, cria as novas marcas recém chegadas a casa dos Portugueses, a Phunk e a Dona Rosa. Em branding é agência responsável pela criação da marca ibérica de ginásios CR7 by Crunch. Em 2021 a agência cresce na sua faturação em e continua a arrecadar prémios de criatividade; Agência do ano da revista meios & publicidade; Campanha do ano nos prémios Sapo; Ouro nos prémios eficácia. Fecha o ano de 2021 em 4º lugar do ranking media monitor e inicia o ano de 2022 em 1º lugar.

Wunderman Thompson

 

 

 

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