Acelerar nas ondas da Nazaré

Para a Mercedes-Benz, o sucesso e a sustentabilidade da marca dependem de três factores: boa comunicação, bons produtos e um bom relacionamento com o cliente. Consciente de que, nos dias que correm, não basta criar produtos de excelência, a marca automóvel tem vindo a investir em marketing de experiência e em acções de activação diferenciadas para se aproximar dos seus clientes. «Actualmente, os clientes procuram e valorizam muito mais do que produtos de qualidade. O que realmente fideliza e cria vínculos duradouros são os factores emocionais, as experiências marcantes e os momentos inesquecíveis», sublinha a marca. É o caso do Mercedes-Benz Surfing Lounge, um espaço exclusivo que recebe os fãs da marca na Nazaré, dando-lhes a possibilidade de experienciarem (em segurança) as ondas gigantes.

Em Portugal, a ligação da Mercedes-Benz ao mundo do surf já dura há vários anos. Desde 2012 que a insígnia está associada ao surfista Garrett McNamara (embaixador da marca) – que ficou mundialmente conhecido por ter surfado, em 2011, a maior onda do mundo, com cerca de 24,7 metros de altura -, com quem desenvolve o projecto MBoard, que visa criar tecnologia e equipamentos que permitam melhorar as condições de segurança dos surfistas de ondas grandes na Nazaré.

Com o intuito de alargar a experiência a todos os seus clientes, a Mercedes-Benz inaugurou o Mercedes-Benz Surfing Lounge, um espaço que acolhe os aficionados da marca (e do surf) durante todo o ano. Mas é o canhão da Nazaré que proporciona uma experiência cheia de adrenalina, em mota de água, no famoso North Canyon, local onde as ondas podem atingir os 30 metros de altura. Uma experiência realizada na companhia de alguns dos surfistas mais experientes do mundo, como Garrett McNamara, Hugo Vau, Sebastian Steudtner, Alex Botelho, entre outros. «Consoante as condições do mar poderá apenas observar as grandes ondas e sentir toda a sua energia, ou até mesmo surfá-las em mota de água ou sobre SLED (plataforma de recolha dos surfistas acopladas à mota) sempre com um nível de segurança equivalente à experiência única que irá vivenciar», convida a Mercedes-Benz.

Reforçar a proximidade

O pacote Water Experience da Mercedes-Benz está disponível durante todo o ano para marcações individuais ou em grupo (nove a 12 pessoas) e inclui ainda outras actividades, como a visita ao farol da Nazaré (veja caixa).

Mas o que leva uma marca automóvel a proporcionar experiências no mar? «A estratégia passa por transformar os clientes em embaixadores, criando com estes vínculos fortes e estáveis. É nesse sentido que surgem os conceitos de brand experience ou activação de marca, onde a proactividade e a iniciativa assumem papéis principais. Gerar emoções, pensamentos e respostas comportamentais a uma boa experiência, alavanca os índices de lealdade e de fidelização de todos os que contactam com a Mercedes-Benz», garante a marca. «A experiência de marca humaniza a Mercedes-Benz e conta uma história. E para criar uma história que seja envolvente, é necessário determinar a inspiração por trás da marca», reitera.

Além da Water Experience, a Mercedes-Benz tem vindo a desenvolver outras inicitativas de brand experience, como a Mercedes-Benz 4MATIC Experience e, desde o ano passado, a Racing Experience, em parceria com o Autódromo Internacional do Algarve, através da qual os clientes da marca podem conhecer de perto e testar cerca de 30 veículos exclusivos AMG. De acordo com a marca, todos os anos, estas activações contam com a participação de mais de 10 mil clientes.

Quanto ao retorno desta estratégia, garante que tem sido positivo. «A missão foi tornar a marca líder em todos os KPI de marketing e comunicação em relação aos seus concorrentes directos. Assim, a Mercedes-Benz encontra-se actualmente a liderar todos os indicadores nesta área, sendo a marca automóvel com maiores níveis de recordação publicitária e de notoriedade (fonte Publivaga/Marktest) e a marca com maior retorno mediático na comunicação social portuguesa (fonte Cision)», revela.

Nesse sentido, a marca automóvel garante que irá continuar a investir em experiências, dentro e fora de água. «A estratégia consistente de brand experience vai continuar a despertar o lado mais emocional dos apaixonados pela marca, estimulando os seus sentidos e proporcionando experiências únicas, diferentes e inovadoras», promete.

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