Abril 2024
Tema de Capa
O low-cost chegou ao retalho
Nos últimos dois anos, as retalhistas low-cost inundaram o mercado português com produtos do dia-a-dia a preços acessíveis. Marcas como a Normal, Pepco, Action, KiK e Zeeman instalaram-se em força no mercado português num contexto de elevada inflação e perda de poder de compra, somando já dezenas de lojas. São cadeias que chegam do Norte e Centro da Europa com promessas de preços baixos numa vasta panóplia de produtos, satisfazendo as necessidades dos consumidores e competindo directamente com os retalhistas tradicionais. Para que haja sempre algo de novo para conhecer, todas as semanas novas referências de produto chegam às lojas fomentando a frequência da visita. Até porque o que acontece em várias destas cadeias é que estas novidades são, muitas vezes, temporárias, existindo em stock apenas enquanto houver. Além de falar com os novos players, a Marketeer tentou medir o pulso à reacção dos fabricantes e das empresas há muito instaladas na área do FMCG.
Pessoas
As melhores marcas são as que equilibram a arte e a ciência para criar ligações emocionais com os consumidores. Mas a arte tem sido “espremida” para fora do processo de construção de marca. Quem o diz é Greg Hoffman, consultor e ex-CMO da Nike mundial.
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