A inteligência artificial já chegou aos pets: este aparelho monitoriza a saúde e a actividade
Chama-se Invoxia Minitailz e é um dispositivo de 15 gramas que funciona como uma coleira, desenvolvido pela Ministral AI, empresa francesa fundada por antigos colaboradores da Meta Platforms e Google DeepMind.
O aparelho recolhe dezenas de dados biométricos dos animais de estimação, especificamente, cães, tais como a respiração, as pulsações cardíacas em actividade e em repouso, analisa o bem-estar, a frequência dos passeios, latidos e a localização do animal em tempo real.
Segundo o fabricante, este é um “tudo em um”, que permite ajudar a detectar pequenas mudanças antes que se transformem em grandes problemas. As métricas retiradas pelo aparelho podem ser partilhadas com o veterinário e ajudar a tirar conclusões sobre a saúde do animal de estimação.
O aparelho envio notificações sobre entradas e saídas das zonas preferidas do animal e permite criar zonas limitadas com a ajuda de luzes LED ou alertas sonoros. O ElEconomista revela que tem uma bateria com capacidade que pode chegar às duas semanas, recarregável por USB.
O Invoxia Minitailz está disponível por 99 euros e a subscrição tem um valor que vai dos 129,95 euros aos 229,95 euros por ano.