Que marcas ganharam com Portugal no Euro 2016?

A Kantar Worldpanel analisou quais as marcas mais recordadas pelos portugueses durante o Euro 2016. Sagres foi a marca mais referida espontaneamente (25,8%) quando questionados sobre campanhas publicitárias de que se lembrassem relacionadas com o campeonato europeu de futebol. A segunda marca mais referida foi a Coca-Cola, seguida pela Meo, Hyundai/Kia, McDonald’s, Nike, Continente e Carlsberg.

Nos intervalos dos jogos, 69,3% dos inquiridos diz ter visto os anúncios publicitários, mas a surpresa, de acordo com a consultora, reside nas redes sociais: 20,7% refere as redes sociais e 17,5% a Internet como os suportes onde se recordam de ter visto publicidade.

A Kantar Worldpanel descobriu ainda que existem diferenças nas marcas mais recordadas de acordo com a cor desportiva do inquirido. Adeptos do SL Benfica dizem recordar a Sagres, Meo, Super Bock e Turkish Airlines. Os do FC Porto e os do SC Sporting referem Coca-Cola, Hyundai/Kia, McDonald’s, Carlsberg, Galp e Novo Banco.

O que comeram e beberam os portugueses?

A grande maioria dos portugueses assistiu à final do Euro 2016 em casa, mas isto não significa que as marcas não estivessem presentes. Um estudo realizado pela Kantar Worldpanel sobre como os adeptos viram o jogo, como consumiram e de que marcas se recordam revela que 81,8% preferiu ver Portugal ganhar sem sair de casa, ao passo que 10% escolheu cafés e restaurantes, entre outros locais públicos. Do total de pessoas inquiridas pela consultora, 93,7% afirma ter assistido à transmissão da final do Euro 2016.

Durante os mais de 100 minutos de jogo, 11,6% afirma não ter consumido nada. Dos 88,4% que consumiram algo, 17,4% garante ter optado apenas pelas bebidas. Para os que assistiram ao jogo em casa, os produtos que tiveram mais destaque foram as batatas fritas, salgados, charcutaria, marisco, frango assado, sandes/tostas/pão e gelados. Já para quem saiu, os petiscos e a carne ganham maior peso, apesar de as batatas fritas e sandes também marcarem presença.

No campo das bebidas, a preferência foi para água e cerveja (80%). Em casa, 45,7% preferiu água e 41,9% cerveja. Nos locais públicos, a cerveja foi a escolhida por 49%, seguida pela água por 32,5%. Vinho, refrigerantes e café também faziam parte do menu mas com menor expressão.

Para ter todos estes produtos em casa, os portugueses foram às compras sobretudo a hiper e supermercados e lojas discount (91,4%). Continente e Pingo Doce foram as respostas mais recolhidas durante o estudo da Kantar Worldpanel, conquistando mais de 40% dos inquiridos. Segue-se Lidl (19,6%) e Jumbo/Pão de Açúcar (10,1%).

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