Portugueses compram menos 2% em 2015

Nos últimos quatro anos, as famílias portuguesas têm vindo a reduzir cada vez mais o volume de compras. Só no primeiro trimestre de 2015, compraram menos 2,1%, face ao ano anterior, no segmento FMCG (fast-moving consumer goods), aquele que diz respeito a produtos que são consumidos rapidamente, como as bebidas.

A quebra de 2% surge apesar do aumento do volume promocional que cresceu 28%, também no FMCG, durante os primeiros três meses de 2015, relativamente a 2014. As promoções dizem respeito a campanhas presentes em folhetos, deixando de parte as relacionados com produtos frescos.

O estudo da Kantar Worldpanel revela ainda que oferta MDD (marca do distribuidor) registou um quebra de 4,4%, apesar do largo número de compras efectuadas com base em promoções deste tipo de produtos. Por outro lado, as promoções parecem ter contribuído positivamente para o crescimento do volume de compras de Marcas de Fabricante, registando um aumento de 3,2%, no mesmo período.

Os números são da Kantar Worldpanel que analisou quatro mil lares em Portugal Continental.

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