Mercado publicitário português cresce em 2014

A Magna Global, unidade de estratégia global do IPG Mediabrands, prevê que o mercado publicitário nacional tenha terminado o ano a crescer entre 8% e 10%.

Após 6 anos de sucessivos decréscimos, em 2014 o mercado publicitário português deverá terminar o ano a crescer entre 8% e 10%, com o Digital e a Pay TV a liderarem o crescimento, segundo as estimativas da Magna Global.

Alberto Rui, CEO do IPG Mediabrands Portugal, refere relativamente ao próximo ano que «em 2015 a performance do mercado dependerá da confirmação, ou não, da recuperação económica. Seguramente teremos um crescimento mais ténue do que este ano, uma vez que não partimos já de um histórico tão baixo, que poderá situar-se entre os 3% e os 5%».

O mercado publicitário global deverá crescer 4,8% em 2015, desacelerando face aos 5,5% previstos para 2014, um crescimento influenciado positivamente pelo clima económico mais favorável a nível global que se espera para o próximo ano.

A Europa Ocidental retomou uma tendência de crescimento do investimento publicitário em 2014 (3%), esperando-se novo crescimento em 2015 (2,8%). A instabilidade que se vive actualmente na Rússia e na Ucrânia obrigou a uma revisão em baixa das estimativas para 2015 no que respeita à Europa Oriental (3% vs. 6,4% nas previsões de Junho).

Já nos Estados Unidos, o mercado cresceu 4% este ano, acima dos 2.4% de 2013 e dos 2.7% que se espera para 2015. A região da Ásia-Pacífico deverá continuar a crescer em 2015, estimando-se 6,4%. E na América Latina prevê-se um crescimento do mercado publicitário de 13%, motivado maioritariamente pelos níveis de inflação em países como a Argentina e a Venezuela, já que o clima económico continua estagnado.

Em termos de crescimento dos diferentes meios, espera-se que a Televisão depois de ter crescido 5,2% em 2014, possa crescer 3% em 2015, motivado por uma tendência positiva no crescimento da inflação do meio, em particular na Europa e em algumas zonas do mercado asiático.

O Digital voltou a reforçar a sua posição em 2014, com um crescimento de 17,2%, movido pelo mobile e pelos formatos de social media. Em 2015 espera-se que cresça 15,1%, passando a representar 30% do media mix global. O Digital é já o meio com maior share em 14 dos 73 mercados analisados, incluindo o Reino Unido onde tem o maior peso (47%), Austrália, Canadá, Alemanha, China, Suécia e Holanda. Nos Estados Unidos o Digital deverá ultrapassar a Televisão em 2017. De acordo com as estimativas de longo prazo da Magna, em 2019 o Digital deverá igualar a Televisão no media mix global, ambos com um peso de 38%.

A Imprensa voltou a ser penalizada a nível global em 2014, com um decréscimo de 4,3% nos jornais e de 7,3% nas revistas. Rádio manteve-se constante (+0.1%), enquanto exterior registou um crescimento de 3,4%.

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