Depois dos cafés, intensidade chega a Gallo
Azeites. «São usados em sopas, salgados, doces e até puros, mas a verdade é que a maioria dos consumidores quando chega ao ponto de venda fica confuso tal a variedade que encontra.» Quem o diz é Laura Barros, directora global de Marketing Gallo, marca que acaba de lançar uma escala de intensidades de sabor de azeite e que pretende simplificar o processo de escolha dos consumidores.
«Queremos revolucionar o mercado de azeites novamente como já fizemos em 2011 aquando do lançamento da garrafa de vidro escuro que tem vindo a ser adoptada por várias marcas a nível global. Mudou o mercado a nível nacional e mundial», explicou a profissional durante a apresentação desta inovação.
Uma aposta em inovação que tem vindo a ajudar a marca Gallo a trilhar os caminhos das preferências dos consumidores, sendo já a terceira marca do mundo, segundo dados Euromonitor 2014 no que respeita às vendas em valor, apenas ultrapassada por uma marca espanhola e uma italiana. «Gallo é a primeira marca portuguesa no mundo», sublinha Laura Barros. E em Portugal o negócio também parece estar de feição para Gallo já que, «apesar da ligeira retracção que o mercado apresenta em 2014 de cerca de 3%, Gallo tem verificado uma tendência de crescimento ligeira», garante.
Agora a aposta foi em ajudar o consumidor a escolher o azeite para cada um dos seus momentos de consumo. «Há momentos de consumo diferentes e sabores também eles diferentes tal como acontece no mercado dos cafés», explica a directora global de Marketing. E acrescenta: «Queremos que o sabor seja o factor de decisão.»
A nova escala de intensidades de sabor – que não altera o priecing dos produtos – é visível através de um ícone presente nas embalagens Gallo e conta com quatro diferentes graus de intensidade de sabor: Extra Suave (meia gota), Suave (uma gota), Clássico (duas gotas) e Reserva (três gotas).
Para dar a conhecer esta nova aposta Gallo arranca já este fim-de-semana (em Portugal) com a sua primeira campanha multimeios global já que 70% da sua produção vai para exportação. O filme que estará a passar nas televisões em primeira mão em Portugal – e a partir de Novembro no Brasil (12% do total de exportações vão para o Brasil) – conta com assinatura da Almap BBDO. O planeamento de meios está nas mãos da Initiative ao passo que a Grand Union assina o digital e a Brand Key a activação no ponto de venda. O investimento para Portugal cifrar-se-á nos cinco milhões de euros (segundo valores de tabela). A Gallo escusou-se a revelar qual o valor do investimento na campanha a nível global que chegará também a países como Angola, França, Venezuela, China… «Há países que pelos seus hábitos de consumo de media terão mais imprensa, outros terão mais social…», salientou Laura Barros.
Texto de Maria João Lima
Veja aqui a campanha que arranca em Portugal este fim-de-semana.