Dell poderá mudar de mãos

myce-michaelA tecnológica Dell, terceira maior fabricante mundial de computadores, anunciou que recebeu ofertas de aquisição por parte de um fundo de capital privado gerido pelo grupo norte-americano Blackstone e por um grupo de entidades lideradas pelo milionário norte-americano Carl Icahn. As duas ofertas surgem como uma alternativa à proposta apresentada pelo próprio presidente, Michael Dell, que poderá, desta forma, perder o controlo sobre a empresa que fundou em 1984.

De acordo com o jornal espanhol Cinco Días, um comité especial do conselho de administração da empresa, constituído por quatro membros independentes, considerou, depois de consultar assessores financeiros e legais, que ambas as propostas podem vir a ser superiores à de Michael Dell, pelo que tenciona prosseguir as negociações com as duas entidades. O mesmo comité informa que Michael Dell também já comunicou a sua vontade em estudar “de boa fé” as propostas alternativas à sua.

As propostas têm «potencial para criar valor adicional para os accionistas da Dell», afirmou Alex Mandl, presidente do comité especial. «Desejamos trabalhar diligentemente com os três potenciais compradores para garantir o melhor resultado possível para os accionistas, seja qual for a operação que se venha a realizar», acrescentou, reiterando que o comité ainda não decidiu se as propostas do Grupo Blackstone e de Carl Icahn são efectivamente superiores à de Michael Dell.

Em Fevereiro passado, a Dell anunciou que havia chegado a acordo com Michael Dell e o fundo de investimento Silver Lake para a venda da totalidade das acções da empresa por 24,4 mil milhões de dólares (19,1 mil milhões de euros, ao câmbio actual), o que implicaria a sua saída da bolsa. A proposta equivale a 13,65 dólares por título, o que representa um prémio de 25% em relação ao preço de fecho das acções no passado dia 11 de Janeiro, o dia anterior às primeiras notícias que davam conta da possibilidade de a empresa ser vendida.

A proposta do Grupo Blackstone é de 14,25 dólares por acção, enquanto a oferta de Carl Icahn atinge 15 dólares por acção, anunciou a Dell.

Artigos relacionados