Spotify vai passar a possibilitar a compra de livros físicos através da sua app

Notícias
Marketeer
09/02/2026
17:30
Notícias
Marketeer
09/02/2026
17:30


Partilhar

O Spotify deu mais um passo estratégico rumo à convergência entre a leitura e o áudio ao anunciar uma nova parceria com a plataforma de vendas Bookshop.org, que possibilita a compra de livros físicos através da sua app.

A partir da primavera de 2026, utilizadores nos mercados dos Estados Unidos e do Reino Unido poderão assim comprar livros físicos diretamente através da app do Spotify, graças à parceria com a Bookshop.org, plataforma que liga leitores a livrarias independentes e partilha receita com esses estabelecimentos.

Esta integração vai permitir que leitores passem da descoberta de uma obra — seja através de recomendações ou audiolivros — para a aquisição da versão física do livro, com apoio logístico e de distribuição assegurado pela Bookshop.org. A parceria está desenhada para beneficiar diretamente livrarias locais e autores.

“Estamos entusiasmados para ver o impacto que a escala do Spotify terá nas livrarias locais. Ao alcançar os leitores onde eles estão e conectá-los à Bookshop.org, o Spotify está a apoiar financeiramente as livrarias independentes a cada compra”, diz Andy Hunter, fundador e CEO da Bookshop.org, citado em comunicado.

Recorde-se que o Spotify lançou também recentemente a Page Match uma nova funcionalidade que promete sincronizar a leitura de livros físicos ou digitais com os audiolivros disponíveis na plataforma, tendo sido desenhada para integrar de forma fluida livros físicos, e-books e audiolivros numa experiência contínua para os utilizadores.

Desde que introduziu audiolivros em 2022, o Spotify tem vindo a ampliar o seu catálogo, sendo que atualmente o serviço de audiolivros já está presente em mais de 22 mercados e conta com mais de meio milhão de títulos em inglês, apresentando também um crescimento anual  de utilizadores e tempo de audição acima de 30%.

“Acreditamos que o futuro da leitura e do áudio precisa de ser flexível e de se integrar de forma mais natural na vida das pessoas. Desde o lançamento dos audiolivros percebemos que, quando os livros são mais fáceis de descobrir e apreciar, a procura cresce, tornando o Spotify num verdadeiro motor de crescimento para a indústria editorial e mudando a forma como as pessoas encontram a sua próxima grande leitura. Agora, estamos a expandir os recursos de descoberta e engagement do Spotify para formatos de áudio e físicos, para que os autores possam criar conexões mais profundas com seu público e os livros possam acompanhar os leitores aonde quer que eles vão”, refere Owen Smith, diretor global de Audiolivros do Spotify.




Notícias Relacionadas

Ver Mais