Um estudo da consultora automóvel JATO Dynamics, realizado em 2024 nos principais mercados da Europa — Reino Unido, Alemanha, Itália e Espanha — revelou que as cores de carro mais populares são:
Cinza – com 27,3% das vendas, é a cor mais escolhida pelos europeus. Considerada moderna e sofisticada, transmite discrição e elegância, mantém o carro limpo por mais tempo em cidades e tende a valorizar na revenda.
Branco – representa 22% das vendas. Embora tenha sido dominante em anos anteriores, está em queda. Mantém-se popular em veículos de luxo e modelos com estilo minimalista.
Preto – com 18% de preferência, continua a ser uma cor clássica, associada ao luxo e à formalidade, especialmente em automóveis premium.
O estudo destaca ainda que cores metálicas, incluindo variações de cinza, representam 64,6% da preferência, mostrando que os consumidores europeus optam por tons neutros e atemporais.
Cores mais vibrantes, como amarelo e dourado, têm menor procura, mas encontram nichos em carros compactos e refletem a personalidade e individualidade do condutor.
Há diferenças regionais: na Alemanha e no Reino Unido, há maior preferência por interiores de couro, adequados a climas frios, enquanto em Espanha, por causa do calor, os interiores tendem a ser mais simples e funcionais.













