Para assinalar o Dia Mundial do Cancro, que se comemora amanhã, dia 4, a Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) lançou a campanha “Unidos Por Cada Um”, que pretende criar um verdadeiro movimento colectivo.
No âmbito desta campanha, a LPCC relança a iniciativa “De Pernas para o Ar – Ninguém enfrenta o cancro sozinho”, através do qual desafia pessoas que vivem ou viveram o cancro a partilharem um vídeo com a sua experiência e a nomear três pessoas que foram fundamentais no seu percurso, como gesto de reconhecimento. “Quem acompanhou alguém com cancro é igualmente incentivado a partilhar a sua perspectiva sobre o que significou apoiar quando tudo mudou”, sublinha a LPCC em nota de imprensa.
A campanha conta com o apoio de várias figuras públicas, como a actriz e apresentadora Sofia Ribeiro, a chef Tia Cátia, o actor Gonçalo Diniz, a escritora Virginia Lopez e a nutricionista Iara Rodrigues. Além disso, com o objetivo de tornar a campanha o mais abrangente e participativa possível, a LPCC apela à adesão de entidades colectivas, como escolas, instituições de saúde, empresas, autarquias e grupos de voluntários, desafiando-as a integrar o movimento. São ainda promovidas iniciativas complementares, como a criação de murais colaborativos sobre a temática do cancro ou a dinamização de concursos de desenho, reforçando o envolvimento da comunidade.
“Este ano, a campanha entra numa nova fase, promovendo não apenas a sensibilização, mas também a reflexão e a acção local, com o objectivo de demonstrar que os cuidados em cancro devem ser, para além de clinicamente eficazes, acessíveis, inclusivos e ajustados às necessidades únicas de cada pessoa”, salienta a LPCC.
A instituição aproveita ainda esta data para defender que a baixa médica para pessoas com doença oncológica deve ser remunerada a 100%, alertando para o impacto económico “profundo e persistente” que o diagnóstico de cancro continua a ter nas famílias portuguesas.














