A Microsoft estará a testar um novo modelo de acesso ao Xbox Cloud Gaming que permitirá jogar sem subscrição do Microsoft Game Pass, mediante a visualização de anúncios.
O plano suportado por publicidade está a ser testado internamente por funcionários da Microsoft, sendo esperado que o mesmo inclua anúncios em vídeo de cerca de dois minutos, apresentados antes de cada sessão de jogo — e, em muitos casos, de forma que não dê para passar à frente.
Alguns utilizadores já reportaram a visualização de mensagens no ecrã de carregamento do Xbox Cloud Gaming indicando “1 hora de jogo com anúncios por sessão”, o que veio reforçar a possibilidade de que o lançamento da funcionalidade seja cada vez mais iminente.
A Microsoft já confirmou que os anúncios chegarão ao serviço para utilizadores que compraram jogos digitalmente, mas que não têm subscrição do Game Pass — embora tenha afirmado que as mensagens vistas pelos jogadores foram exibidas por engano. A empresa não forneceu qualquer calendário para o lançamento oficial.
A introdução de um modelo suportado por publicidade poderá abrir novas oportunidades para marcas que pretendam entrar no universo de gaming premium da Microsoft, até agora reservado a subscritores. Para os jogadores, representa uma forma de aceder ao catálogo cloud sem custos adicionais, ainda que com interrupções publicitárias.














