A Ant International revelou uma tecnologia inovadora que parece saída de um filme de ficção científica, mas que está prestes a tornar-se uma realidade no mundo dos pagamentos digitais: pagar através de óculos inteligentes, usando a íris como método de autenticação. Esta solução, chamada Alipay+ GlassPay, propõe que o ato de pagar seja reduzido a um simples olhar.
Embora não se trate de um produto que esteja a ser lançado imediatamente, o GlassPay oferece uma visão clara da direção em que os métodos de pagamento estão a evoluir. A Ant International ambiciona criar uma experiência de pagamento mais invisível, rápida e segura, aproveitando o que há de mais avançado em biometria e tecnologia, avança o 20minutos.
O GlassPay é a proposta da Ant para integrar os pagamentos diretamente em óculos inteligentes. O objetivo é permitir que os utilizadores façam transações sem precisar de retirar o telemóvel do bolso. O sistema oferece uma experiência multifacetada, que combina comandos de voz, visualização de informações em realidade aumentada e, agora, autenticação biométrica avançada, mais especificamente, o reconhecimento do íris.
O grande destaque da solução é a autenticação por íris, um método que a Ant considera extremamente seguro devido às características únicas do olho humano. De acordo com a empresa, o sistema analisa mais de 260 pontos biométricos do íris para verificar a identidade do utilizador antes de autorizar qualquer pagamento.
Embora a Ant já tenha implementado sistemas de reconhecimento facial e de voz através da sua plataforma Alipay, a escolha pelo íris faz sentido, especialmente no contexto dos óculos inteligentes. Quando se usa óculos, o utilizador já está naturalmente a olhar para a frente, eliminando a necessidade de movimentos adicionais ou de se aproximar de um sensor.
Além disso, o íris é um dos identificadores biométricos mais precisos e difíceis de falsificar, até mais do que o rosto ou as impressões digitais. Para garantir ainda mais segurança, o sistema conta com uma tecnologia de detecção de vida baseada em inteligência artificial, que impede fraudes por meio de fotografias, vídeos ou máscaras 3D, funcionando também em diferentes condições de iluminação.
Todo o processo de pagamento é sem contacto, com dados protegidos por encriptação. Contudo, a Ant lembra que a implementação de tal tecnologia dependerá das regulamentações de cada país, especialmente no que diz respeito ao uso de biometria sensível.














