Comissão Europeia dá 10 mil euros em concurso multimédia
Quais são o papel e o lugar dos migrantes na Europa? é a pergunta que dá o mote ao novo concurso da Comissão Europeia. A iniciativa é destinada a todos os estudantes com mais de 18 anos das escolas de arte, artes gráficas e comunicação dos 27 Estados-membros da União Europeia e da Croácia.
Os interessados devem realizar um trabalho artístico que exprima o seu ponto de vista sobre o papel que os migrantes desempenham na vida dos Estados europeus. “Com o objectivo de estimular um debate construtivo e, ao mesmo tempo, reflectir sobre a situação dos migrantes na Europa, a Comissão oferece aos novos talentos europeus a oportunidade de apresentarem a sua perspectiva sobre este assunto”, explica a Comissão Europeia em nota de imprensa.
O concurso “Migrantes na Europa” está repartido por três categorias: cartazes, fotografias e vídeos. Cada escola poderá apresentar um ou vários trabalhos, numa ou várias categorias, sendo que o prazo de entrega dos trabalhos estende-se até 21 de Junho.
Os trabalhos serão avaliados a nível nacional, sendo os melhores (até 10 por país) enviados a um júri europeu que selecionará os 30 finalistas e designará os vencedores europeus em cada categoria. Haverá ainda um prémio para o trabalho mais votado pelo público no site do concurso.
As escolas dos estudantes vencedores, quer nas três categorias quer no prémio do público, serão premiadas com 10 mil euros cada.
As condições de participação no concurso estão disponíveis num site criado para este efeito.