Empresa de Musk prevê produção em larga escala de implantes cerebrais a partir deste ano

Notícias
Marketeer
05/01/2026
16:30
Notícias
Marketeer
05/01/2026
16:30


Partilhar

A Neuralink, empresa de implantes cerebrais fundada por Elon Musk, vai iniciar a “produção em larga escala” dos seus dispositivos de interface cérebro-computador em 2026, assim como avançar para procedimentos cirúrgicos totalmente automatizados. A informação foi revelada pelo próprio Musk numa publicação na rede social X, da qual também é dono.

Os dispositivos desenvolvidos pela Neuralink têm como principal objetivo ajudar pessoas com lesões na medula espinal e outras condições neurológicas graves, permitindo-lhes controlar computadores e dispositivos digitais apenas através do pensamento. O primeiro paciente humano com o implante conseguiu jogar videojogos, navegar na internet e movimentar o cursor de um computador sem recorrer a movimentos físicos.

A empresa iniciou ensaios clínicos em humanos em 2024, depois de ultrapassadas preocupações de segurança levantadas anteriormente pela Food and Drug Administration (FDA), regulador norte-americano que tinha rejeitado um pedido inicial em 2022. Desde então, cerca de uma dúzia de pessoas com paralisia severa receberam implantes em vários países, utilizando-os para interagir com ferramentas digitais e físicas.

Segundo Musk, a ambição da Neuralink passa por automatizar quase totalmente o processo cirúrgico, recorrendo a sistemas robóticos capazes de implantar os elétrodos com elevada precisão, reduzindo riscos e tempo de intervenção. A aposta na automação é vista como essencial para viabilizar a produção em massa e a aplicação mais alargada da tecnologia a partir de 2026.




Notícias Relacionadas

Ver Mais