L’Oréal: “A beleza que faz avançar o mundo”

CadernosNotícias
Marketeer
08/01/2026
09:30
CadernosNotícias
Marketeer
08/01/2026
09:30


Partilhar

A L’Oréal Portugal reforça o compromisso com a sustentabilidade, inovação e inclusão para criar uma beleza responsável e com impacto positivo.

Com base no propósito global “Criar a Beleza que faz avançar o mundo”, a L’Oréal tem desenvolvido diversas iniciativas locais centradas no consumidor e apoiadas em três pilares: Pessoas, Planeta e Inovação. Em entrevista à Marketeer, Ana Sofia Amaral, directora científica e de Assuntos Regulamentares e líder de Sustentabilidade e Impacto Positivo da L’Oréal, afirma que a sustentabilidade constitui um pilar estratégico para o grupo, traduzindo-se num compromisso real com o futuro.

Entre os principais desafios locais, a responsável aponta a «sensibilização contínua dos consumidores para práticas mais sustentáveis, a adaptação da cadeia de valor local aos padrões globais do grupo e a promoção de uma economia circular eficaz». A mudança de comportamento do consumidor tem sido gradual, mas visível, verificando-se uma tendência no sector da beleza.

Exemplo disso é a campanha Reciclar em Beleza, em parceria com a Sociedade Ponto Verde, que incentiva a correcta separação e reciclagem das embalagens cosméticas. A marca também trabalha para que 49% das suas embalagens sejam recarregáveis, reutilizáveis, recicláveis e compostáveis.

Em relação à política de sustentabilidade da L’Oréal, Ana Sofia Amaral explica que esta vertente assenta numa «abordagem multifacetada». Cada marca do grupo desenvolve e adapta as iniciativas de acordo com as necessidades e valores dos consumidores. As equipas estão alinhadas não só com as metas do negócio, mas também com as do programa “L’Oréal for the Future”, estando em «sintonia com as características do mercado, da comunidade, dos consumidores e dos desafios concretos que os impactam».

TRANSPARÊNCIA E PROPÓSITO

A sensibilidade dos consumidores da L’Oréal em Portugal tem evoluído significativamente, com uma crescente exigência por «transparência, personalização e propósito». Os clientes, hoje em dia, procuram marcas que «demonstrem um propósito claro e que representem os valores nos quais acreditam». Em resposta a esta mudança de comportamento, a L’Oréal tem apostado na inovação, promovendo a inclusão e o respeito por todas as etnias, tipos de cabelo e tons de pele, sempre com a sustentabilidade no centro da estratégia.

Verifica-se que mais de metade dos consumidores portugueses optam por produtos recarregáveis e embalagens sustentáveis, com o intuito de reduzir o impacto ambiental. Para responder a essa tendência, diversas marcas oferecem soluções de refill, conciliando a experiência do consumidor com práticas mais circulares e responsáveis.

O mercado português contribui de forma activa para alcançar os objectivos globais da L’Oréal em matéria de sustentabilidade. Na área ambiental, a L’Oréal tem colaborado com diversos parceiros para garantir práticas mais sustentáveis, por exemplo, «na identificação de soluções logísticas mais eficientes, como um transporte de produtos mais racional e optimizado, utilização de material de promoção no ponto de venda alvo de ecodesign e informação ambiental aos consumidores », adianta a responsável.

As iniciativas locais, como a campanha “Reciclar em Beleza”, têm um impacto directo na gestão de resíduos, incentivando os consumidores a reciclar. A directora afirma ainda que o objectivo é «percorrer o caminho da sustentabilidade em conjunto, criando sinergias para podermos chegar mais longe e mais depressa».

COLABORADORES NO CENTRO DA ESTRATÉGIA

A L’Oréal promove regularmente formações e campanhas internas de sensibilização, com o objectivo de educar os colaboradores para o «impacto das suas acções no meio ambiente e na sociedade, incentivando uma mudança de mentalidade e de práticas no dia-a-dia, tanto no trabalho como na vida pessoal», contribuindo para construir uma base sólida e uma cultura de sustentabilidade duradoura, garante Ana Sofia Amaral.

O envolvimento dos colaboradores também se reflecte em iniciativas sociais como o “Citizen Day”, um evento anual de voluntariado que permite aos colaboradores dedicarem-se a projectos sociais e ambientais. Na edição anterior, a L’Oréal doou cerca de 5 mil produtos a mais de 35 mil pessoas, abrangendo 400 instituições, e com a participação de cerca de 700 colaboradores em toda a Península Ibérica.

A L’Oréal procura envolver os colaboradores em actividades com instituições sociais em Portugal, promovendo também a utilização de serviços locais, como o catering. Para Ana Sofia Amaral, «as partilhas entre diferentes realidades representam uma riqueza, tanto para os nossos colaboradores como para as pessoas apoiadas por essas instituições, e procuramos sempre privilegiar esse contacto».

O grupo destaca ainda que a eficácia das iniciativas se reflecte em indicadores externos, como a classificação tripla “A” no ranking CDP (Carbon Disclosure Project) pelo impacto ambiental, obtida por oito anos consecutivos, resultado que depende, em parte, do envolvimento dos seus colaboradores.

IMPACTO SOCIAL

A L’Oréal assume um compromisso com um padrão de beleza que aposta na diversidade e inclusão, colocando a responsabilidade social como um dos pilares centrais do grupo, uma visão que também se reflecte no programa “L’Oréal for the Future”, que ambiciona apoiar 100 mil pessoas de comunidades desfavorecidas no acesso ao emprego e chegar a dez milhões de pessoas em situação de vulnerabilidade.

A responsável destaca também o Fundo para as Mulheres, que desde 2020 já apoiou mais de 5705 pessoas em situação de vulnerabilidade, a partir de um financiamento de 522.700 euros. O objectivo principal deste fundo é: «Promover a segurança, a autonomia, o empoderamento feminino e a reintegração social.» Para tal, a L’Oréal colabora com várias associações, entre as quais a Ajuda de Mãe, APAV (Associação Portuguesa de Apoio à Vítima), Banco do Bebé – Associação de Ajuda ao Recém-Nascido, Coolabora, MeXOXO, Mulher Século XXI e a Associação Girl Move.

O apoio à comunidade através da associação Entrajuda, a promoção da empregabilidade e integração com o café Joyeux ou a Fundação Liga são igualmente exemplos de actuação local que evidenciam a consistência e durabilidade das relações com as associações.

INOVAÇÃO E PERFORMANCE

O mercado português, dado o seu carácter dinâmico e competitivo, incentiva a empresa a acelerar a «inovação e o conhecimento do consumidor para oferecer produtos conscientes e que possam estar alinhados com os objectivos de performance do grupo. Neste sentido, a L’Oréal tem realizado investimentos em produtos que equilibram inovação, performance e sustentabilidade, apoiando-se em “Green Sciences” e “Beauty Tech”, com o recurso à inteligência artificial para criar produtos mais «sustentáveis, inclusivos e personalizados», com eficácia comprovada e menor impacto ambiental.

Iniciativas como o programa global de aceleração em inovação sustentável têm sido fundamentais para «identificar e testar novas soluções», que vão desde a utilização de materiais alternativos a processos mais eficientes. «Para a L’Oréal, inovar significa impulsionar um modelo de beleza que una desempenho, responsabilidade e sustentabilidade.»

No que se refere à utilização das embalagens, a L’Oréal tem feito «avanços notáveis», com a campanha “Reciclar em Beleza”, como um exemplo concreto desse esforço para incentivar a separação e reciclagem. A par disso, a L’Oréal tem vindo a apostar em embalagens mais sustentáveis, opções de refill e soluções que reduzem o impacto ambiental, em linha com a campanha internacional #JoinTheRefillMovement, que envolve 12 marcas do grupo e visa «transformar mentalidades e criar um novo padrão para a indústria da beleza».

Os avanços globais da L’Oréal reflectem-se também em contexto nacional. Em 2022, a empresa lançou, a nível mundial, um Fundo de Inovação Circular de 50 milhões de euros, destinado a acelerar soluções de embalagens circulares e processos de reciclagem. Desde 2024, 49% das embalagens de plástico do grupo são recarregáveis, reutilizáveis, recicláveis ou compostáveis. Além disso, os centros de fabrico aumentaram em 17 vezes as opções de embalagens recarregáveis.

No que diz respeito à cadeia de valor local, a L’Oréal actua de acordo com os padrões e normas ambientais e sociais definidos pelo grupo a nível global, garantindo o compromisso com a sustentabilidade em todas as fases do processo. Os fornecedores e parceiros estão directamente envolvidos e alinhados com os valores do programa “L’Oréal for the Future”, sendo-lhes exigido o cumprimento das regras e práticas estabelecidas.

Para exemplificar, a L’Oréal lançou, em 2025, o programa de aceleração em inovação sustentável, em parceria com o Cambridge Institute for Sustainability Leadership (CISL), com um investimento global previsto de 100 milhões de euros ao longo de cinco anos, com o objectivo de desenvolver tecnologias que respondem aos desafios ambiental e sociais. Em paralelo, a cooperação com universidades e centros científicos acelera o desenvolvimento de soluções com base nas “Green Sciences” para criar produtos mais eficazes, seguros e com menor pegada ambiental.

COMUNICAR COM RESPONSABILIDADE

A L’Oréal pretende comunicar de forma «transparente e educar os consumidores sobre as escolhas mais sustentáveis». O objectivo do grupo não é só oferecer produtos altamente eficazes, mas também garantir que tenham um «impacto ambiental e social reduzido a nível local». Para tal, têm vindo a destacar os ingredientes sustentáveis, as alterações nas embalagens e as diversas iniciativas que promovem responsabilidade em todas as áreas de actuação.

De acordo com Ana Sofia Amaral, o que distingue a L’Oréal é a «capacidade de integrar a sustentabilidade de forma transversal, desde a inovação científica e tecnológica até às estratégias de comunicação e ao envolvimento do consumidor e dos parceiros». Nesse contexto, cada mercado conta com um “líder da sustentabilidade” em todos os mercados para «garantir que os objectivos são implementados».

Além das iniciativas locais que englobam o programa “L’Oréal for the Future”, os investimentos em “Green Sciences” têm sido relevantes, bem como a parceria estabelecida com a IBM, que tem permitido avançar com soluções de IA generativa aplicadas à formulação de produtos, assegurando resultados simultaneamente eficazes e sustentáveis. A par disso, a L’Oréal pretende transformar a indústria e inf luenciar mentalidades, com a personalização e a inclusão como pilares essenciais neste processo, «de forma a garantir que a beleza sustentável é acessível e relevante para todos e que, juntos, podemos continuar a criar a beleza que faz avançar o mundo».

E O FUTURO…

Ana Sofia Amaral afirma que as metas traçadas para os próximos anos estão directamente associadas ao programa “L’Oréal for the Future”, alinhando-se com os compromissos estabelecidos para 2030. Entre os vários objectivos, a directora destaca «a contribuição local para obtenção de 50% das embalagens provenientes de materiais reciclados ou biológicos e alcançar 75% de ingredientes provenientes da natureza ou reciclados nas nossas fórmulas, bem como a redução das emissões de gases com efeito de estufa».

Além disso, o grupo prevê dar continuidade ao apoio às comunidades locais e no desenvolvimento de parcerias que contribuam para promover o bem-estar social, sempre em conformidade com os objectivos globais.

Este artigo faz parte do Caderno Especial “Sustentabilidade e Responsabilidade Social”, publicado na edição de Dezembro (n.º 353) da Marketeer.




Notícias Relacionadas

Ver Mais