Volume de negócios das agências de comunicação cresceu 2,6% em Portugal para 128,1 milhões de euros

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10/12/2025
08:00
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O setor das agências de comunicação em Portugal deverá ter registado um crescimento de cerca de 2,6% no seu volume de negócios em 2024, em comparação com o seu período homólogo, para um total de 128,1 milhões de euros. No que concerne à rentabilidade, os lucros registaram um crescimento de 12%, num total de 9,6 milhões de euros (margem líquida de 7,6%).

Estas são as principais conclusões do estudo desenvolvido pela Informa D&B para a APECOM – Associação Portuguesa das Agências de Comunicação, que engloba dados de um total de 136 empresas ativas cuja atividade está diretamente relacionada com a comunicação, relações-públicas e public affairs em Portugal. No entanto, os valores de 2024 ainda são estimados, tendo em conta que 14 empresas ainda não apresentaram as contas relativas a esse exercício fiscal.

“Todos os anos temos tido esta postura de transparência e mostrar o retrato mais fidedigno deste setor estratégico para a economia e para a sociedade. O ano passado foi, de acordo com todos estes indicadores, francamente positivo e esperamos que o setor tenha igualmente este ano a sua representatividade não só enquanto barómetro da economia de serviços profissionais, mas como área estratégica para as empresas e organizações em Portugal”, diz Maria Domingas Carvalhosa, presidente da APECOM, citada em comunicado.

As exportações do setor ter-se-ão fixado em 13,8 milhões de euros (representando 11% do volume de negócios total), num total de 75 empresas exportadoras.

Ao nível de emprego, as 136 empresas registaram um crescimento de quadros na ordem dos 3,4%, para um total de 1361 profissionais em 2024, o que se traduz num gasto em remunerações de 30 milhões de euros. Ainda relativamente aos profissionais do setor da comunicação, 70% são do género feminino.

Os dados demonstram ainda que um pouco mais de metade (53%) das empresas do setor têm um nível elevado ou médio-alto de resiliência financeira, sendo de 87% as que têm um risco mínimo de encerrar devido a dívidas a liquidar. Entre os mesmos dados, observa-se ainda que 16% das 136 empresas de comunicação são empresas familiares.

O estudo da Informa D&B para a APECOM revela que o setor de comunicação em Portugal “mantem-se dinâmico e em crescimento, mostrando que um terço das empresas esteve em expansão durante os últimos três anos”, refere-se em nota de imprensa.




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