A utilização de IA generativa na publicidade está a crescer, mas os efeitos na eficácia dos anúncios continuam a ser debatidos. Dois estudos recentes mostram que o sucesso depende, em grande parte, de quão evidente é o uso da IA.
Um estudo da System1 analisou 18 anúncios longos produzidos com IA, avaliando as reações emocionais e de marca de 2.700 pessoas. Os anúncios criados com IA registaram uma média de 3,4 estrelas, acima das 2,3 estrelas dos anúncios tradicionais, indicando que, apesar da perceção inicial negativa, os consumidores podem reagir de forma positiva à publicidade com IA.
Por outro lado, uma análise mais ampla da Kantar, com 350 anúncios que usaram IA, revelou que estes anúncios apresentam pontuações ligeiramente inferiores em termos de impacto de marca e prazer, sobretudo quando a utilização da IA é óbvia. Quando a tecnologia é integrada de forma mais discreta, os anúncios apresentam melhor desempenho, com mais de 40% a atingir o nível superior de impacto de marca.
As respostas emocionais aos anúncios com IA variam entre positivas e negativas, mas tendem a ser mais negativas quando os elementos visuais se tornam intrusivos ou confusos. A presença óbvia da IA também reduz o desempenho em branding.













