A Black Friday continua a ser um dos períodos de consumo mais aguardados do ano, mas um estudo recente mostra que muitos portugueses estão a repensar a forma como compram.
Segundo dados da Wallapop, 7 em cada 10 portugueses admitem ter utilizado menos do que esperavam os produtos adquiridos na última Black Friday, revelando um consumo muitas vezes impulsivo e pouco eficiente.
Em paralelo, a prática da compra e venda de produtos de segunda mão tem vindo a ganhar popularidade. O estudo La Red de Cambio 2024 indica que 83% dos portugueses já adotaram o hábito de reutilizar artigos, seja por motivos económicos ou ambientais. Além disso, 8 em cada 10 inquiridos afirmam que a sustentabilidade se tornou um fator-chave nas suas decisões de compra.
A Wallapop destaca três vantagens de recorrer à segunda mão nesta Black Friday e ao longo do ano:
Recuperar dinheiro: os portugueses poderiam recuperar, em média, cerca de 84€ ao vender produtos comprados e pouco utilizados, com vestuário, smartphones e livros a liderarem as vendas.
Preços mais baixos: um utilizador típico da plataforma poupa, em média, 362€ por ano ao comprar produtos reutilizados.
Consumir de forma consciente: apenas em 2024, a reutilização de produtos pela comunidade Wallapop evitou mais de 450.000 toneladas de CO₂.














