Conheça a história da mulher milionária portuguesa que está por trás do sucesso global da Parfois

Notícias
Marketeer
17/11/2025
18:00
Notícias
Marketeer
17/11/2025
18:00
Partilhar

Apesar de Amancio Ortega contar com apenas 280 lojas Zara em Espanha — 60 a menos do que a Parfois —, a marca portuguesa de acessórios tem conquistado o mercado espanhol desde que chegou a Madrid há uma década. A empresa possui cerca de mil lojas espalhadas pelo mundo e gera mais de 300 milhões de euros por ano, sendo que 40% desse valor provém do mercado espanhol. Não é surpresa, portanto, que a sua fundadora, Manuela Medeiros, seja considerada a quinta mulher mais rica de Portugal e uma das empresárias mais influentes do país, segundo a Forbes.

Natural do Porto, Manuela tinha 42 anos quando teve a ideia que mudaria a sua vida. Inspirada pelas viagens a Londres, decidiu fundar uma marca de acessórios em 1994, com o objetivo de democratizar a moda para todas as mulheres. A sua primeira loja na rua de Santa Catarina destacou-se rapidamente pela variedade e preços acessíveis de jóias, bolsas e lenços, tornando-se um sucesso quase imediato e abrindo caminho para a expansão do negócio.



Em 2012, a Parfois desembarcou em Espanha com um projeto ambicioso que incluía franchisings e corners em grandes armazéns. O sucesso foi rápido: 26 lojas em 2012, 40 em 2013 e mais de 50 em 2014. A estratégia da empresa chamou atenção em Portugal, com estudantes de gestão a estudarem o modelo e a imprensa financeira a elogiar Manuela como uma verdadeira visionária, o que lhe valeu prémios, incluindo o de Mulher de Negócios do Ano em 2019.

Apesar do sucesso, Manuela sempre manteve uma postura discreta. Numa entrevista de 2007, descreveu-se como trabalhadora, mas com forte ligação à família, valorizando ser boa mãe, filha, irmã e amiga, além de empreendedora dedicada. As filhas Bárbara e Mariana, voluntariamente, também optaram por trabalhar na empresa e assumiram cargos de responsabilidade.

Medeiros não é viciada em trabalho; gosta de ginástica, sudoku, arte, cinema e viajar, mantendo um equilíbrio entre vida pessoal e profissional. Destaca-se pela capacidade de liderar “do banco de trás”, confiando na equipa para executar decisões e delegando responsabilidades quando necessário.

Em 2006, começou a delegar funções a Sérgio Marques, que como CEO fez a Parfois crescer de 20 milhões para 290 milhões de euros até 2018. Depois, María José Folache liderou a empresa até 2021, quando a chegada de Susana Sánchez estabilizou a direção. Hoje, Manuela e Susana têm planos ambiciosos: expandir a rede para 1.200 lojas, entrar no mercado asiático e atingir 550 milhões de euros em faturação anual nos próximos anos.




Notícias Relacionadas

Ver Mais