A incerteza geopolítica, a fragmentação das classes médias, o chamado “terceiro envelhecimento” da economia e a necessidade urgente de adaptação ambiental são desafios fundamentais que marcarão o trabalho dos profissionais de marketing em 2026. Segundo a análise GEISTE 2026, elaborada pela WARC, estas questões globais são analisadas através de seis lentes principais que identificam os motores das mudanças que moldarão o panorama mundial no próximo ano.
O relatório da WARC destaca que o GEISTE tem um enfoque macro, abrangendo tendências que envolvem os sectores governamental, económico, industrial, social, tecnológico e ambiental, oferecendo assim uma visão integrada das transformações globais previstas para 2026. A investigação que suporta este estudo recorre a diversas fontes, desde previsões económicas e análises de organizações internacionais até relatórios de agências de marketing e empresas de investigação de mercado.
Entre as principais conclusões do GEISTE 2026, refere-se o fenómeno do “novo localismo”, em que as marcas podem valorizar a sua herança e produção local para tirar partido do crescimento do consumismo político, um comportamento que tem vindo a ganhar força a nível global. Paralelamente, a WARC alerta para o “terceiro envelhecimento” da economia, o aumento da população sénior, que oferece oportunidades significativas, embora sublinhe a necessidade de evitar estereótipos em relação a este grupo demográfico.
O relatório destaca ainda que os projetos de requalificação profissional promovidos pelas empresas passam a ser encarados não apenas como ações de responsabilidade social corporativa, mas também como investimentos estratégicos fundamentais para garantir a competitividade na captação de talento a nível global. No domínio do marketing, a WARC sublinha que a estratégia centrada em criadores de conteúdo está a ganhar relevância, embora as marcas enfrentem dificuldades em demonstrar o impacto económico global destas iniciativas.














