Como uma brincadeira de duas designers se tornou num símbolo de rebeldia de Lady Di (que hoje vale 1 milhão de euros)

Notícias
Marketeer
31/07/2025
21:01
Notícias
Marketeer
31/07/2025
21:01


Partilhar

Joanna Osborne e Sally Muir, fundadoras da marca britânica Warm & Wonderful Knitwear, concederam uma entrevista exclusiva à casa de leilões Sotheby’s, quase dois anos após a camisola mais famosa da sua coleção, aquela que Lady Di usou várias vezes nos anos 80, ter sido vendida por 1,1 milhões de dólares (cerca de 940 mil euros).

Esta é a primeira vez que as designers falam sobre o fenómeno da camisola da ovelha negra, que hoje é considerada uma peça lendária e um verdadeiro símbolo de rebeldia.

Segundo Osborne e Muir, o jersey com a ovelha negra foi “o primeiro de seis exemplares únicos que fizemos”. Na altura, as máquinas de costura limitavam-se a padrões repetitivos, o que restringia bastante a criatividade. Foi por isso que decidiram criar algo divertido e original, optando por ovelhas, já que se tratava de uma camisola de lã. “Incluímos, numa brincadeira, uma ovelha negra”, contam.

Para Sally Muir, esta peça representa “ser um inconformista, destacar-se na multidão, ser diferente e especial de uma forma realmente positiva”.

Era 1981. Diana Spencer ainda não era a princesa Diana nem Lady Di. Era uma jovem apaixonada, noiva do príncipe Carlos, herdeiro do trono britânico, que exibia a camisola no Clube de Pólo de Windsor.

O design é simples: um sweater de lã de caxemira vermelho, decorado com várias filas de ovelhas brancas com olhos pretos, mas entre elas, uma ovelha negra de olhos brancos, que deu nome à peça, “the black sheep sweater”. Na altura, o seu preço não ultrapassava as 50 libras.

Dois anos depois, em 1983, já como princesa de Gales, Diana voltou a usar esta camisola no mesmo local, causando grande impacto nos media, críticos de moda e no público em geral.

Em setembro de 2023, a camisola voltou a estar sob os holofotes ao ser leiloada pela Sotheby’s. O interesse dos compradores foi tanto que o preço inicial, de 42 mil euros, subiu rapidamente para 190 mil euros.

No final, um comprador anónimo pagou 1,1 milhões de dólares pela camisola, batendo todos os recordes. Esta foi a peça de vestuário mais cara da princesa Diana alguma vez vendida, ultrapassando o vestido de baile estilo infanta vendido em janeiro do mesmo ano por 604.800 dólares (cerca de meio milhão de euros).




Notícias Relacionadas

Ver Mais