A vila histórica de Santar, em Nelas, acolhe de 12 a 14 de setembro de 2025 a primeira edição do Santar Music Series, um evento singular que celebra a música, o património, a paisagem e os vinhos da região do Dão. Este novo projeto propõe-se valorizar a nova geração de músicos, com destaque para os intérpretes portugueses, e afirmar-se como uma experiência artística desenhada para ser vivida com todos os sentidos.
Sempre com concertos ao ar livre no Valverde Santar Spa & Resort, e inserido num dos mais notáveis conjuntos patrimoniais e paisagísticos de Portugal — com vinhas ondulantes desenhadas pelo arquiteto paisagista Fernando Caruncho e jardins integrados no projeto “Santar Vila Jardim” — o Santar Music Series propõe uma experiência única de ligação entre música, a vila e o público. O evento contribui ativamente para a valorização cultural da região do Dão e para a dinamização de um turismo cultural e de autor.
Sob direção artística do pianista Vasco Dantas, o programa apresenta três dias de concertos que cruzam tradição e inovação, do barroco ao jazz contemporâneo. Entre os momentos mais esperados está o programa Bach Mirrors, a abrir o Santar Music Series, no dia 12 de setembro, com Thomas Enhco e Vassilena Serafimova num ousado diálogo entre piano e marimba. Destaca-se no dia 13 às atuações de Leticia Moreno, João Barradas e Joel Cardoso que combinam fado, Bach, Schubert e Schumann em formações inesperadas com acordeão, clarinete e violino em Echos e Fusões. Pela manhã, realiza-se um momento especial, com a Banda Filarmónica de Santar, dirigida pelo Maestro Rui Nunes
O concerto de encerramento, acontece pelas 17h00, intitulado Diálogo de Solistas apresenta os solistas Sergei Nakariakov (trompete e fliscorne) e Vasco Dantas (piano), acompanhados pela Orquestra Metropolitana de Lisboa sob direção do maestro Pedro Neves.
No final de cada concerto, o público será convidado a prolongar a experiência com um momento de cocktail incluído no bilhete, num ambiente de convívio informal entre artistas e espectadores, com degustação de vinhos do Dão. Estes momentos decorrem em três locais distintos: na sexta-feira, nos jardins do Valverde Santar Hotel & Spa; no sábado, na emblemática Casa de Santar; e no domingo, no histórico Paço dos Cunhas.
Os bilhetes estão disponíveis na Ticketline, com o valor de 55 euros por dia ou 150 euros para o passe completo de três dias. Dez por cento da receita de bilheteira será doada à Santa Casa da Misericórdia de Santar e à Associação Ajuda de Berço, reforçando o compromisso social desta iniciativa.
Mais do que um evento musical, o Santar Music Series é uma celebração da arte, da memória e do território. Uma sinfonia de atmosferas que une música, vinhos, jardins históricos e hospitalidade com a beleza de uma vila que vive entre a herança nobre do passado e a inspiração viva do presente.
Santar Music Series é organizado pelo Music Series Festivals, uma iniciativa dedicada à criação de experiências culturais únicas que ligam a música erudita ao património, aos territórios e à promoção da nova geração de intérpretes portugueses.
PROGRAMA
12 DE SETEMBRO
20h00 – Bach Mirror
Thomas Enhco – Piano
Vassilena Serafimova – Marimba
13 DE SETEMBRO
11:00 – Concerto MATINÉE
Banda Filarmónica de Santar
dirigida pelo Maestro Rui Nunes
19h00 – Echos e Fusões
Leticia Moreno – Violino
João Barradas – Acordeão
Joel Cardoso – Clarinete
Quarteto de cordas
Ana Pereira, José Pereira, Joana Cipriano, Isabel Vaz
14 DE SETEMBRO
17h00 – Diálogo de Solistas
Sergei Nakariakov – Trompete e Fliscorne
Vasco Dantas – Piano
Com a Orquestra Metropolitana de Lisboa dirigida pelo Maestro Pedro Neves
Local:
Valverde Santar Hotel & Spa
Casa das Fidalgas – Av. Viscondessa de Taveiro
3520-147 Santar














