5 dicas práticas para pedir um aumento de salário sem desconforto

Notícias
Marketeer
09/07/2025
16:16
Notícias
Marketeer
09/07/2025
16:16


Partilhar

Por mais desafiante que possa parecer, negociar uma valorização salarial não precisa ser uma fonte de ansiedade. De acordo com Fábio Garcia de Aquino, responsável de Recursos Humanos da Gi Group Holding no Brasil, o segredo está na forma como se prepara e estrutura o pedido. “Pedir um aumento é uma consequência natural de conversas mais amplas sobre desempenho e interesses de carreira. O autoconhecimento e a argumentação bem construída são os principais aliados”, explica o especialista.

Se está a pensar abordar o tema veja as principais recomendações para o fazer de forma confiante, profissional e sem constrangimentos.

1. Prepare-se e controle a ansiedade

A preparação é o primeiro passo para uma conversa produtiva. Antes de pedir um aumento, analise com honestidade o seu desempenho recente, os seus resultados e o seu papel dentro da organização. “Saber ler o cenário, conhecer bem o seu contributo e ter clareza sobre o seu valor são fundamentais para estruturar uma conversa madura e objetiva”, refere Fábio.

2. Conheça os processos da empresa

Nem sempre um “não” significa uma recusa definitiva. Em muitas empresas, há processos internos bem definidos para promoções e atualizações salariais: desde ciclos de avaliação a períodos específicos para movimentações. “Compreender como funcionam os processos internos e orçamentais da empresa evita frustrações e ajuda a alinhar expetativas”, acrescenta o especialista.

3. Fundamente o seu pedido com dados concretos

Evite basear o seu pedido apenas em percepções. Reúna resultados, metas atingidas, projetos entregues e qualquer indicador que possa comprovar o seu impacto na equipa ou na empresa. “Mais do que pedir, é importante demonstrar por que o aumento faz sentido. Resultados consistentes e bom relacionamento são aspectos valorizados pelos líderes”, reforça.

4. Mantenha um tom profissional, mas natural

O tom da conversa deve ser profissional, mas não precisa de ser excessivamente formal ou tenso. Os líderes estão preparados para lidar com pedidos deste tipo. “O importante é que o pedido seja feito com convicção e naturalidade, sem ultimatos ou exigências”, aconselha Fábio.

5. Saiba reagir a uma possível recusa

Nem sempre será o momento certo para um aumento. O mais importante, nesse caso, é compreender o que falta para que isso se concretize no futuro. “Pedir feedback e alinhar um plano de desenvolvimento pode ser mais produtivo do que insistir. Por vezes, os tempos da empresa e do colaborador não coincidem”, conclui.




Notícias Relacionadas

Ver Mais