O mais recente acessório da Barbie não é uma mala nem um cãozinho. É importante destacar que é um monitor contínuo de glicose, algo já utilizado por milhões de crianças.
Trazendo precisão médica para a secção de brinquedos, a Mattel lançou a sua primeira boneca Barbie com diabetes tipo 1, completa com bomba de insulina e monitor cardíaco (MCG). O novo lançamento foi concebido para refletir as experiências vividas pelas crianças que lidam com a condição todos os dias.
A nova boneca veste uma roupa azul às bolinhas, uma referência ao símbolo universal de sensibilização para a diabetes, e transporta uma pequena bolsa destinada a guardar mantimentos essenciais, como snacks ou pastilhas de glicose.
Além disso, o autocolante para monitor cardíaco (MCG) em forma de coração cor-de-rosa da Barbie e o ecrã do smartphone correspondente, configurados para uma aplicação de monitorização do açúcar no sangue, espelham as ferramentas da vida real que muitos jovens utilizam para controlar a diabetes tipo 1.
A Mattel trabalhou em estreita colaboração com a Breakthrough T1D (anteriormente conhecida como JDRF) para garantir que os detalhes médicos eram precisos e significativos.
Aaron Kowalski, CEO da Breakthrough T1D, que vive com diabetes tipo 1, elogiou o projeto como uma forma de normalização e capacitação. A sua organização consultou a Mattel durante todo o desenvolvimento, ajudando a traduzir a experiência vivida com a diabetes num design que seja simultaneamente amigável para as crianças e fiel à realidade.
A adição cuidadosa faz parte da evolução contínua da Barbie para uma representação mais ampla — que agora inclui bonecas com aparelhos auditivos, vitiligo, síndrome de Down, deficiência visual e diferenças nos membros.
O lançamento está também ligado ao Congresso Infantil da Breakthrough T1D em Washington, D.C., onde mais de 170 crianças de todo o mundo se reúnem para falar com os legisladores sobre a necessidade de aumentar o financiamento para a investigação sobre a diabetes. Cada delegado receberá uma das novas bonecas.
Paralelamente, a Mattel lançou bonecas personalizadas inspiradas em verdadeiros defensores da diabetes tipo 1, entre as quais Robin Arzón, da Peloton, e a modelo Lila Moss.
Ver esta publicação no Instagram














