A Fidelidade lançou um programa de bolsas de investigação em alterações climáticas, dirigido a estudantes de mestrado em instituições do ensino superior português.
Promovido através do Impact Center for Climate Change, este programa visa “fomentar o desenvolvimento de projetos científicos inovadores, com uma abordagem interdisciplinar e impacto direto na sociedade portuguesa”, explica a empresa em comunicado.
«A promoção de conhecimento científico é um dos eixos centrais do Impact Center for Climate Change da Fidelidade e queremos que o apoio a estes projetos possa materializar-se em soluções concretas de adaptação e mitigação dos riscos físicos que decorrem das alterações climáticas. Estamos diretamente envolvidos em diversos projetos de investigação, mas queremos promover maior diversidade de conhecimento e entendemos que estas bolsas de investigação irão contribuir para estudos noutras perspectivas», comenta Rui Esteves, cocoordenador do Impact Center for Climate Change da Fidelidade.
O programa dirige-se a estudantes matriculados no 2º ano de ciclos de estudo conducente ao grau de mestre, no ano letivo 2025/2026, em instituições do ensino superior português, públicas ou privadas.
Os projetos submetidos deverão alinhar-se com os princípios do Impact Center for Climate Change da Fidelidade, abordando de forma integrada os riscos físicos mais relevantes para Portugal Continental – como incêndios florestais, ondas de calor extremas, secas prolongadas, precipitação intensa, inundações e subida do nível do mar – e os seus impactos sobre os sistemas socioeconómicos, nomeadamente na saúde pública, bem-estar, habitação, sectores económicos e infraestruturas.
Serão atribuídas até cinco bolsas de investigação, no valor mensal de 870 euros, com uma duração de seis a nove meses. O período de candidaturas ao programa de bolsas decorre até dia 15 de agosto.














