Esta marca de bebidas lançou sapatos biodegradáveis que se transformam em flores (sim, leu bem)

Notícias
Marta Ferreira
26/06/2025
19:00
Notícias
Marta Ferreira
26/06/2025
19:00


Partilhar

A Yerba Madre, marca anteriormente conhecida como Guayakí, apresentou aquela que é, provavelmente, a sua criação mais “terra-a-terra” até agora: sapatos biodegradáveis feitos inteiramente de solo, seiva, fibras vegetais e sementes de flores silvestres.

Batizados de “Dirt Shoes”, este modelo de edição limitada foi desenvolvido para não durar, mas sim para desaparecer. À medida que são usados, vão-se desfazendo e deixando sementes no solo, que florescem com o tempo.

O projeto resulta de uma colaboração de cinco meses entre a Yerba Madre e o estúdio de design conceptual nova-iorquino Basura, liderado pelo artista Rajeev Basu. O desafio passou por criar um calçado resistente o suficiente para ser usado, mas suficientemente frágil para se desintegrar propositadamente. A solução surgiu numa mistura compacta de terra e materiais orgânicos, unida por goma de acácia e com sementes de flores nativas incorporadas.

Visualmente, os sapatos têm um aspeto rústico e escultural. A silhueta é minimalista, semelhante a um tamanco de barro, com superfícies texturadas à mão e contornos orgânicos. Cada par é feito com moldes impressos em 3D e finalizado manualmente, garantindo que não há dois iguais.

Para além do calçado, o projeto inclui também uma abordagem sustentável à embalagem, com materiais reciclados, elementos solúveis em água e tintas à base de plantas, em linha com o conceito de “lixo como alimento”.

A campanha conta ainda com a participação de Zaya Guarani, modelo e ativista ambiental nascida e criada na Amazónia, que protagoniza conteúdos visuais que exploram a ligação entre moda, natureza e identidade cultural.




Notícias Relacionadas

Ver Mais