
Publicis Groupe conquista Coca-Cola: mudança histórica no mercado de media
O Publicis Groupe conquista a conta de media e dados da The Coca-Cola Company nos Estados Unidos, anteriormente gerida pela WPP. A notícia é avançada pela imprensa norte-americana, depois de, na semana passada, a empresa de bebidas ter realizado uma análise competitiva à porta fechada com ambas as holdings.
Isto significa que uma parte crucial do negócio da The Coca-Cola Company será transferida para a rival WPP, três anos e meio depois de a holding britânica ter ganhado o negócio global integrado de cerca de 4 mil milhões de dólares da gigante das bebidas, numa análise histórica. Publicis era o vice-campeão na altura.
A revisão atual centrou-se nos negócios de planeamento e compra de media da empresa apenas nos EUA, onde gastou cerca de 785 milhões de dólares em media em 2024, de acordo com a COMvergence.
Para o Publicis Groupe, a vitória é mais um marco no espaço dos media, onde a holding tem estado em crise com vitórias recentes, incluindo a Pfizer e a Hershey’s. O sucesso mediático levou-a a aumentar a sua orientação de lucros para 2024 duas vezes ao longo do ano.
Embora a maior parte dos negócios da Coca-Cola da WPP esteja no espaço criativo e de produção, a perda ainda é um golpe para a holding, que espera que a rede de media GroupM reavive a sua sorte. As ações da WPP caíram no final de fevereiro, depois de terem reportado resultados mais fracos do que o esperado para 2024 e uma perspectiva estável a negativa para 2025.
A WPP ganhou o negócio global integrado da The Coca-Cola Company em 2020 e criou uma agência personalizada chamada Open X para servir a conta em 200 países.
Na altura, a Dentsu foi também contratada como parceiro de media “complementar” para oferecer “capacidades diferenciadas” a nível local em alguns mercados selecionados na Ásia. A Coca-Cola criou também uma “lista estratégica de código aberto” que, segundo ela, seria responsável por um terço de todo o trabalho de marketing e inclui agências Publicis e IPG.
De acordo com o formulário 10-K apresentado à Securities and Exchange Commission, a The Coca-Cola Company gastou 5,15 mil milhões de dólares em publicidade a nível global em 2024, acima dos 5 mil milhões de dólares em 2023 e dos 4,32 mil milhões de dólares em 2022.
A Coca-Cola reportou receitas líquidas de 47,1 mil milhões de dólares em 2024, um aumento de 3% em relação ao ano anterior, e espera um crescimento orgânico das receitas de 5% a 6% em 2025.