JCDecaux reconhecida pela transparência e desempenho ambiental: mantém-se no nível “Liderança”

A JCDecaux SE (Euronext Paris: DEC), líder mundial em comunicação exterior, foi novamente reconhecida pela organização internacional sem fins lucrativos CDP (Carbon Disclosure Project) pela transparência e desempenho ambiental. Pelo segundo ano consecutivo, a empresa conquistou a classificação “A” na avaliação anual, destacando-se entre mais de 24.800 empresas avaliadas em 2024.

Este reconhecimento reflete o compromisso da JCDecaux com ações ambientais mensuráveis e o desenvolvimento de uma economia de baixas emissões de carbono.

A empresa assumiu metas ambiciosas no âmbito da iniciativa “Science-Based Targets” (SBTi), que visam reduzir as suas emissões de carbono. Até 2030, compromete-se a reduzir as emissões de âmbito 1 e 2 em 72,8% e as de âmbito 3 em 46,2%, em comparação com 2019. Até 2050, a empresa pretende alcançar uma redução de 90% nos três âmbitos, em termos absolutos. Estes objetivos foram validados pelo SBTi em 2024.

Para alcançar estas metas, a JCDecaux adota medidas concretas, como a análise do ciclo de vida e o ecodesign do mobiliário urbano, a substituição de sistemas de iluminação por LEDs energeticamente eficientes e o uso de veículos com baixas emissões de carbono. Desde 2022, a empresa cobre 100% do seu consumo elétrico com fontes renováveis, após ter aderido ao RE100 em 2019.

Jean-Charles Decaux, Presidente do Diretório e Co-Diretor Geral da JCDecaux, declarou: “O nosso modelo económico virtuoso faz eco da Taxonomia Verde, sabendo que perto de 50% do nosso volume de negócios está alinhado com esta regulamentação europeia. Como número um mundial no nosso sector de atividade, queremos participar ativamente na ação coletiva face ao desafio climático e fazer da comunicação exterior um acelerador da transição ecológica. A JCDecaux continuará a trabalhar com todas as partes interessadas e a apoiar os intervenientes nos contratos públicos e privados para garantir que estes se tornem uma alavanca poderosa e eficaz para o desenvolvimento sustentável, com uma abordagem baseada na qualidade e na inclusão de critérios ambientais e sociais ambiciosos.”

A JCDecaux, que gerou um volume de negócios de 3.570 milhões de euros em 2023, está presente em mais de 80 países e alcança uma audiência diária de 850 milhões de pessoas. A empresa integra o índice CAC SBT 1,5° e é reconhecida pelo seu desempenho ambiental e social através de classificações como FTSE4Good, MSCI e EcoVadis. É também a primeira empresa do setor de comunicação exterior a aderir ao RE100, consolidando o seu compromisso com práticas sustentáveis.