
BTL 2025: O que fazer na maior feira de turismo do País?
É já amanhã, dia 12, que arranca uma nova edição da BTL – Better Tourism Lisbon Travel Market. O evento, organizado pela Fundação AIP, decorrerá até ao dia 16 na FIL – Feira Internacional de Lisboa.
Ao longo de cinco dias, os milhares de visitantes que são esperados no certame poderão ficar a conhecer melhor os destinos turísticos nacionais e internacionais, bem como as estratégias em curso para 2025. Além disso, esta é a oportunidade ideal para planear as férias para este ano, aproveitando as ofertas promovidas pelos mais diversos operadores turísticos.
Conheça as iniciativas que as diversas entidades regionais de turismo prepararam para esta edição da BTL. Recordamos ainda que os dias 12 e 13 serão exclusivos para profissionais do sector, enquanto os dias 14 a 16 serão abertos ao públicos em geral.
Turismo da Madeira
“Madeira. É tudo o que apetece” será o mote para a presença da Associação de Promoção da Madeira na edição deste ano da BTL, numa espécie de teaser para aquela que será a campanha do destino para este ano. Com uma área total de 504 metros quadrados, o espaço promete trazer à capital aquilo que o arquipélago tem de melhor para oferecer.
Ao longo dos cinco dias da feira, o stand oferecerá um programa diversificado com inúmeras actividades, momentos de gastronomia, apresentações de novos projectos, performances de dança e ainda uma tour virtual, onde todos poderão “visitar” vários pontos do arquipélago, desde a praia aos miradouros, passando pelo centro histórico do Funchal ou o fundo do mar. Além disso, haverá lugar a um passatempo através do qual será́ oferecida, diariamente, uma viagem à ilha da Madeira ou à ilha do Porto Santo.
Turismo dos Açores
Para conhecer o que o outro arquipélago, o dos Açores, tem para oferecer a todos os turistas, deverá passar pelo Pavilhão 1 da FIL, mais precisamente pelo stand 1AO1. Aqui, o espaço da Visit Azores agregará os 19 municípios e mais de 30 associados e projectos que têm contribuído para a afirmação deste destino.
Logo no dia inaugural da BTL, a entidade regional de turismo irá apresentar no recinto da feira o projecto “Açores – Turismo todo o ano em todas as ilhas”. Ao longo dos cinco dias do evento, estão previstas outras iniciativas e actividades, tais como o congresso da APECATE, o Azores Trails Fest, a candidatura das Ilhas do Triângulo a primeira bio-região dos Açores, a Cidade Europeia do Vinho, Ponta Delgada Capital Nacional da Cultura e os festivais de Verão. Também a gastronomia estará em destaque, com showcookings de carne e peixe.
Turismo do Centro de Portugal
A Entidade Regional de Turismo do Centro de Portugal marcará presença no Pavilhão 1 (stand 1A03) com um stand que irá integrar as suas oito comunidades intermunicipais, representativas dos seus 100 municípios. A região apresentar-se-á, uma vez mais, como “um país dentro do país”. O programa será, por isso, bastante extenso, sendo que será dado destaque a produtos como: a gastronomia, vinhos e enoturismo, com o projeto “Sabores ao Centro”; roteiros que promovem a coesão e o desenvolvimento dos territórios, com o projecto “Estradas com História”; a recuperação do património e a valorização do “saber fazer”, com o projecto Turismo Industrial; desportos e actividades ao ar livre.
Além disso, os visitantes do stand terão a oportunidade de assistir ao vivo à gravação de podcasts e programas, tais como o “Programa Cujo Nome Estamos Legalmente Impedidos de Dizer” (Ricardo Araújo Pereira, Pedro Mexia, João Miguel Tavares e Carlos Vaz Marques) ou “Money Money” (João Vieira Pereira).
Turismo do Alentejo e Ribatejo
Destino Nacional Convidado da edição deste ano da BTL, o Alentejo e Ribatejo prometem um programa rico em experiências. Localizado no Pavilhão 1 da FIL, o stand da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo contará com mais de 1200 metros quadrados e reunirá 58 municípios e 29 empresas.
No dia 12, o destaque vai para a apresentação, pelas 17h, da candidatura do Baixo Alentejo a “Cidade Europeia do Vinho 2026”, numa iniciativa que contará com a presença da jornalista e crítica de vinhos Maria João Almeida, do músico Buba Espinho e do humorista Jorge Serafim.
Entre os dias 14 e 16, todos os visitantes poderão habilitar-se a ganhar uma estadia no Alentejo e no Ribatejo ao escreverem a frase mais original sobre os destinos. Haverá ainda um mini-estúdio que permitirá viajar virtualmente por algumas das paisagens mais emblemáticas das duas regiões.
Turismo do Algarve
A participação do Turismo do Algarve na BTL será uma celebração da diversidade turística do destino, com um stand que acolherá os 16 municípios da região e 18 empresas do sector turístico. A gastronomia e o enoturismo assumirão um papel central na programação, com demonstrações culinárias, provas de vinhos e apresentações de produtos regionais.
O programa inclui ainda apresentações de projectos inovadores e eventos emblemáticos da região, como o Festival MED, a Algarve Walking Season e o Geoparque Algarvensis. Um dos momentos altos será a apresentação das principais apostas estratégicas do destino para 2025, que terá lugar no dia 13 às 14h.
Turismo de Portugal
O Turismo de Portugal também estará presente na BTL, participando em inúmeras iniciativas relevantes para o turismo nacional. O programa Empresas Turismo 360º será uma dessas iniciativas, voltando a reconhecer publicamente as empresas de turismo que já aderiram ao programa promovido pelo Turismo de Portugal, assumindo uma agenda ESG. Este reconhecimento público decorrerá no dia 14, pelas 14h. Antes, no dia 13, às 17h, será realizada uma sessão subordinada ao tema “Turismo Responsável: práticas que inspiram”.
A inovação, smart and green tourism e a sustentabilidade são temas que o Turismo de Portugal abordará nas diversas sessões em que vai participar ao longo destes dias.
Texto de Daniel Almeida
*O jornalista escreve segundo o Antigo Acordo Ortográfico