Associação Nacional das Farmácias assinala 50 anos com programa de comemorações

A Associação Nacional das Farmácias (ANF) celebra este ano o seu 50.º aniversário e, para comemorar a data, tem previsto um conjunto de iniciativas que se vão desenrolar ao longo do ano, com o objectivo de “revisitar o passado, projectar o futuro e fortalecer laços com a sociedade”.

A ANF foi fundada em 1975, sucedendo na altura ao Grémio Nacional das Farmácias. Nasceu num “contexto de transformação social e política, reflectindo as necessidades do sector e o papel essencial das farmácias na inovação e prestação de serviços de saúde à população. A associação trabalhou, desde a primeira hora, na defesa do papel das farmácias no acesso ao medicamento e na promoção da saúde”, recorda a ANF.

Desde então, o trabalho da associação tem passado, em grande parte, pela modernização das farmácias, incentivando a implementação de novas tecnologias e a prestação de serviços adicionais, como a administração de vacinas, rastreios e testes rápidos, entre outros. Hoje, a ANF representa 94% das farmácias em Portugal, num total de 2.739 farmácias comunitárias.

As comemorações do 50.º aniversário da associação envolvem um conjunto vasto de iniciativas. Ainda este mês, irá estrear a web-série “Farmácias com História”, que irá retratar farmácias de todo o País, num total de 10 episódios. Em Fevereiro, será lançado um podcast que irá procurar reflectir sobre o futuro da saúde, auscultando decisores políticos, líderes de opinião e stakeholders do sector.

Ainda no primeiro trimestre do ano, irá arrancar o projecto “Farmácia e Comunidade: 50 de Construção”, um conjunto de debates que irão decorrer em Portugal Continental e nas ilhas. Na sede da ANF Porto será realizado um concerto comemorativo do aniversário da associação, com a Orquestra Sinfónica da Casa da Música.

O programa completo das comemorações poderá ser consultado num microsite criado pela ANF.

Artigos relacionados