HP sofre maior prejuízo de sempre

A empresa tecnológica Hewlett-Packard (HP) registou um prejuízo de 8,9 mil milhões de dólares (cerca de 7,1 mil milhões de euros), o maior em toda a sua história, no seu terceiro trimestre fiscal. Os resultados foram sobretudo penalizados pelos negócios de computadores, impressoras e serviços.

As receitas da fabricante norte-americana recuaram 5% em termos homólogos para 29,7 mil milhões de dólares (23,7 mil milhões de euros) no trimestre fiscal que terminou a 31 de Julho, de acordo com um comunicado emitido ontem pela empresa, citado pelo Financial Times.

O negócio de computadores, onde a HP tem perdido terreno para empresas asiáticas como Acer, Asus e Lenovo, registou uma quebra de vendas na ordem dos 10% para 8,62 mil milhões de dólares (6,87 mil milhões de euros). Apesar dos resultados, Meg Whitman, CEO da HP, sublinhou que a maior fabricante mundial de computadores quer manter a sua posição de liderança. «Enfrentamos uma concorrência muito forte, mas vamos responder», reiterou, acrescentando que a HP vai lançar «a sua melhor linha de produtos desde um longo período de tempo», nomeadamente um tablet destinado ao mercado empresarial e um conjunto de portáteis ultra-leves.

Já na área de serviços, na qual a empresa tem vindo a apostar para compensar as quebras no sector dos computadores, as vendas desceram 3,1% para 8,75 mil milhões de dólares (7 mil milhões de euros), enquanto a divisão de impressoras recuou 2,7% para 6,02 mil milhões de dólares (4,8 mil milhões de euros). Em contrapartida, as vendas de software aumentaram 18%, de acordo com a agência Bloomberg.

No âmbito de um programa de restruturação, a HP prepara-se para eliminar 27 mil postos de trabalho, o equivalente a 8% da sua força laboral, até Outubro de 2014, sendo que 11.500 funcionários devem abandonar a empresa até Outubro deste ano.

Artigos relacionados