Prémio reconhece «o impacto da Heineken no mercado»
O português Nuno Teles, que ocupa o cargo de vice-presidente de Marketing da Heineken Brasil, foi galardoado em São Paulo com o prémio de director de Marketing do Ano no Brasil, no âmbito do 3.º Fórum de Marketing Empresarial, promovido pelo Grupo Lide.
Conheça as primeiras reacções de Nuno Teles em entrevista à Marketeer.
Marketeer: Quais os principais momentos no Marketing da Heineken no Brasil desde que, em Janeiro de 2010, assumiu o cargo de vice-presidente de Marketing da Heineken Brasil?
Nuno Teles: O foco na marca Heineken que inicio em 2010 com o patrocinio do Rock in Rio vendendo 1,4 milhões de imperiais Heineken com tecnologia pressão, a primeira vez no Brasil dado que anteriormente a cerveja em festivais de musica era vendida em lata. Na sequência do patrocínio do Rock in Rio no Rio patrocinámos os dois maiores festivais de música em São Paulo, o SWU e o Lollapalooza. Também começámos a comunicar na TV Globo pela primeira vez Heineken e a estratégia digital permitiu atingir 1,4 milhões de fans no Facebook de um total de 6 milhões em todo o mundo.
Para a Kaiser foi o relançamento da marca em 2011 e o lançamento do barril de quatro litros, que foi a primeira vez que os brasileiros tiveram uma cerveja à pressão no seu churrasco de fim de semana.
Marketeer: Qual a importância do seu trabalho ter sido reconhecido por mais de 300 empresários e dirigentes de agências de marketing das maiores empresas do Brasil?
Nuno Teles: Tem uma grande importância interna para a Heineken Brasil aumentando ainda mais o orgulho de trabalhar nesta empresa, na atracção de talento e na ligação com stakeholders importantes para o nosso negócio.
Marketeer: Consegue identificar os factores determinantes para ter sido um dos premiados pelo 3º Fórum de Marketing Empresarial?
Nuno Teles: O cultura empresarial brasileira é muito pragmática e orientada para resultados, este prémio nunca teria sido entregue se nao fosse bem visível o impacto da Heineken no mercado em termos de visibilidade e relevância em comparação com as cervejas brasileiras e o impacto do lançamento do primeiro barril de 4L da Kaiser.
Marketeer: Chegou à Heineken Brasil há dois anos e meio. Quais as principais mudanças no consumo dos brasileiros neste período?
Nuno Teles: Por um lado o aumento de consumo da classe C dado o aumento do rendimento disponível, por outro a expansão do segmento de luxo. O Brasil tem hoje a maior frota de helicópteros do mundo o que diz muito sobre o poder de compra das classes mais altas.
Marketeer: Quais os grandes desafios que a Heineken enfrenta no Brasil nos próximos cinco anos?
Nuno Teles: O crescimento sustentado na área premium dada a grande concorrência que temos de Budweiser, Stella, Corona e Miller. É um mercado muito interessante e todos os players querem a sua fatia de mercado.
Texto de Maria João Lima