Pastéis de Belém voltam a ser eleitos como os melhores do mundo em pastelaria
São doces, são portugueses, e foram eleitos os melhores do mundo. O TasteAtlas, um site internacional especializado na partilha dos melhores pratos típicos dos vários cantos do mundo, voltou a destacar a pastelaria em Portugal.
Os pastéis de Belém ficaram em primeiro lugar na categoria “Pastelaria” com 4,69 pontos, a mesma pontuação que o o sérvio Pazarske mantije. Mas, ainda no top 3, os pastéis de nata não se ficaram muito atrás ao arrecadarem 4,64 pontos.
A iguaria é descrita como “uma torta de creme de ovos tradicional portuguesa e antecessora do famoso pastel de nata”. O doce é feito “com uma massa folhada recheada com uma combinação de leite, ovos, açúcar, limão e canela”, e, acrescenta-se, a primeira receita “remonta a 1837, quando foi produzido pelos monges do mosteiro dos Jerónimos”.
Esta plataforma de gastronomia permite aos seus utilizadores pontuar, comentar e sugerir comidas de todo o globo – e, chegados ao final do ano, as classificações listam os melhores dos melhores. Das 100 melhores comidas, é feito um top 5 por categoria.