Isak Andic deixa um império multibilionário. Fundador da Mango morre em acidente aos 71 anos

Passaram 40 anos desde a abertura da primeira loja da Mango em Barcelona. Atualmente, conta com mais de 2700 pontos de venda e está presente em 115 mercados.

“Esta é apenas a ponta do icebergue dos planos que temos para os Estados Unidos”, disse o fundador da Mango, Isak Andic, que morreu sábado num acidente na montanha, aquando da abertura da loja do grupo na Quinta Avenida de Nova Iorque, em 2022.

“A Mango tem atualmente a melhor equipa de profissionais da história da empresa”, afirmou na altura, orgulhoso e feliz com o passo em frente dado pela cadeia. A abertura no coração da Big Apple foi o sinal de partida para o ambicioso plano de expansão do grupo no mercado americano, um marco que começou há quarenta anos com uma pequena loja em Barcelona.

Andic, que aos dezassete anos já vendia roupa e calçado em mercados de rua, abriu a sua primeira loja Mango em 1984, no Passeig de Gràcia 65. Escolheu este nome porque, depois de muitas viagens em busca das últimas tendências, apercebeu-se de que o nome do fruto da manga se escrevia e soava da mesma forma em todas as línguas. No espaço de um ano, o empresário tinha 4 Mangos em Barcelona e 1 em Valência.

Em 8 anos, tinha 100 em toda a Espanha. Atualmente, a empresa tem 2.743 pontos de venda e produz 150 milhões de peças de vestuário e acessórios por ano.

Presente em 115 países, o volume de negócios da atividade internacional representa mais de 78% do total do grupo. Espanha, França, Turquia, Alemanha e Estados Unidos são os mercados com maior volume de negócios nesses meses.

A expansão internacional começou em 1992, com dois pontos de venda em Portugal, seguindo-se em 1995 a Ásia e em 2002 a Austrália, chegando aos cinco continentes. Desde 2010, a firma promoveu megastores em zonas nobres de grandes cidades, como a Serrano (Madrid), Restauradores (Lisboa), Soho (Nova Iorque), ou a já referida Quinta Avenida (também em Nova Iorque).

O alferes fechou 2023 com os melhores resultados dos seus 40 anos de história, ultrapassando os 3.100 milhões de faturação (mais 15%). Além disso, o passado mês de junho foi o seu melhor primeiro semestre do ano, com um volume de negócios de 1.543 milhões, mais 6,3% do que no mesmo período do ano anterior, um valor que a empresa atribui à “boa aceitação” das coleções criadas em Barcelona.

A empresa desenha mais de 18.000 peças de vestuário e acessórios todos os anos. Durante o primeiro semestre do ano, a Mango lançou novas colecções cápsula, como a colaboração com Victoria Beckahm para a sua linha Woman e uma nova linha com o alfaiate italiano Boglioli para a Mango Man, entre outras.

A coleção feminina Woman, que representa 79% das vendas totais, é o motor da atividade do grupo, com um crescimento de 4% e o maior volume de negócios da história num semestre.

Nos primeiros seis meses deste ano, a empresa continuou a sua expansão, com 57 aberturas líquidas, atingindo mais de 2.700 pontos de venda. Deste total, 1.725 são lojas próprias e franchisadas e os restantes 1.018 são ‘corners’ (espaços dentro de centros comerciais).

No total, tem mais de 15.000 empregados, dos quais 1.850 trabalham no seu centro de design e sede em Palau-solità i Plegamans (Barcelona). A idade média dos trabalhadores é de 30 anos e 80% são mulheres.

No passado mês de março, a empresa apresentou o seu novo Plano Estratégico, no qual prevê ultrapassar os 4.000 milhões de euros de volume de negócios até 2026 e a abertura de mais de 500 lojas nos próximos três anos.

Até ao final deste ano, a Mango espera ultrapassar os 2800 pontos de venda, chegando pela primeira vez a cidades da Irlanda do Norte e do centro e sul de Inglaterra, e com planos de expansão particularmente intensos nos EUA.

“Estar na Quinta Avenida era o meu sonho como homem de negócios”, disse o empresário ao atuar como mestre de cerimónias com os seus três filhos na abertura da loja principal na Quinta Avenida.

Andic, o homem mais rico da Catalunha, morreu depois de cair numa ravina junto a um caminho perto das grutas de Salnitre, que pertencem ao maciço de Montserrat. As grutas foram outrora minas de salitre e as suas formas orgânicas inspiraram Antoni Gaudí a projetar a Sagrada Família. Andic, de 71 anos, era um entusiasta das montanhas e das caminhadas e estava em boa forma. O homem estava a passar um dia com a família quando, a certa altura da caminhada, quando estava com um dos seus filhos, Jonathan Andic, escorregou e caiu de uma altura de mais de 100 metros. O acidente ocorreu “numa zona de difícil acesso”, segundo as mesmas fontes.

Foi o filho que alertou o 112 por volta das 12h30 de sábado. O Sistema de Emergência Médica (SEM) enviou um helicóptero médico e uma ambulância. À chegada ao local do acidente, os médicos só puderam confirmar que o homem que tinha caído acidentalmente numa ravina no caminho para as grutas de Salnitre – um caminho que leva ao mosteiro de Montserrat – tinha morrido. De acordo com os Mossos d’Esquadra, Andic tinha-se deslocado à zona com vários membros da sua família, embora no momento do acidente estivesse apenas acompanhado pelo seu único filho, Jonathan, a quem os agentes recolheram um depoimento no âmbito da investigação para esclarecer as circunstâncias do acidente.

Andic, presidente não executivo da Mango e proprietário da empresa de moda, é o homem mais rico da Catalunha e uma das principais fortunas de Espanha: a sua fortuna estimada é de 4,5 mil milhões de euros e aumentou no ano passado 1,8 mil milhões de euros. Apesar de não ser muito dado a exposições públicas, nos últimos dias manteve uma agenda intensa.

A morte inesperada de Andic gerou uma cascata de reações do mundo empresarial e político, à medida que a notícia se ia espalhando. O Presidente do Governo, Pedro Sánchez, associou-se às condolências: “Todo o meu afeto e reconhecimento pelo seu grande trabalho e visão empresarial, que fez desta empresa espanhola um líder mundial da moda.” O presidente da Junts e antigo presidente da Generalitat, Carles Puigdemont, lamentou a morte do fundador da Mango, que “soube antecipar-se e liderar para criar uma marca internacional que manteve a personalidade que ele quis imprimir-lhe”. E o Círculo de Empresários manifestou o seu mais profundo pesar pela morte de Isak Andic, que definiu como um “empresário exemplar”.

A presidente e CEO da Inditex, Marta Ortega, sublinhou que a morte de Andic é “uma triste notícia para todos aqueles que tiveram a sorte de o conhecer e uma grande perda para o mundo empresarial espanhol e para o sector da moda a nível mundial”. Isak Andic marcou uma era com o seu exemplo”, acrescentou num comunicado.

 

 

 

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