Quem é Laura Muller, a primeira mulher nomeada engenheira-chefe na Fórmula 1?

Aqueçam os motores. Vem aí a nova temporada da Fórmula 1 e, com ela, muitas novidades. Uma delas é a chegada à Haas de Laura Muller, que será a primeira mulher a desempenhar o cargo de engenheira-chefe na categoria desde o início do desporto em 1950.

Laura Muller desempenhará o cargo a nível oficial apenas na próxima época, mas será precisamente aí que fará história. A engenheira será a primeira voz feminina a ser ouvida nas transmissões para os pilotos durante as corridas.

Além desta novidade, também os pilotos vão mudar: Esteban Ocon e Oliver Bearman passarão a assumir o volante dos monolugares.

Mas quem é Laura Muller?

Ao analisar o perfil de Linkedin da engenheira, há cinco coisas que saltam à vista. A primeira é de que Laura chegou à equipa de F1 da Haas em 2022, altura em que foram introduzidas mudanças significativas pela FIA para essa temporada, com o objetivo de tornar o desporto mais competitivo, reduzir os custos e melhorar o espetáculo em pista. Muller ocupou nos últimos três anos o cargo de engenheira até ser promovida agora no ano que se avizinha: 2025.

Outra informação relevante é de que a engenheira tem uma década de experiência.

Enquanto terminava o mestrado, Muller juntou-se à Phoenix Racing GmbH como estagiária em 2014. Em 2016, trabalhou como engenheira na Fórmula Renault 2.0 na Josef Kaufmann Racing e depois de dois anos nesse cargo, mudou-se para a Hero Motocorp, no Brasil, onde trabalhou como engenheira de dados.

Em 2024, Laura Muller celebrou 10 anos no desporto motorizado, tendo começado como estagiária na equipa LMS da Audi.

Muller juntou-se ainda à série de corridas de resistência em 2019, tendo passado para o World Extreme Cagefighting (WEC), onde colaborou com a DKR Engineering, trabalhando nas categorias LMP2, LMP3, DTM e GT3 até 2021.

E não é o primeiro feito que conquista enquanto pioneira. Laura Muller, foi uma das pioneiras entre as mulheres na área da engenharia automóvel, tendo trabalhado com a compatriota e piloto Sophia Floersch. Muller e Floersch colaboraram quando a primeira estava envolvida na série DTM.

O sonho de competir é antigo. Numa entrevista ao jornal alemão Frankfurter Allgemeine, em 2023, Laura Muller revelou que sonhava ser piloto de Fórmula 1 e ambicionava competir contra o sete vezes campeão mundial Michael Schumacher.

 

Artigos relacionados