Unhas de sereia, malas de cabedal e pickles: as tendências do Pinterest para 2025
Mais de 500 milhões de pessoas visitam o Pinterest todos os meses para pesquisar e fazer compras. Como resultado desta análise, todos os anos a plataforma publica o relatório anual de tendências “Pinterest Predicts”.
O maximalismo está de volta e 2025 será o ano da expressão ousada e única. É o que revela o relatório anual de tendências do Pinterest, Pinterest Predicts, que oferece uma visão antecipada das principais tendências que irão influenciar os consumidores e os anunciantes no próximo ano.
O relatório baseia-se nos padrões de pesquisa e nos comportamentos da sua vasta comunidade de utilizadores. Ao analisar o crescimento anual dos termos de pesquisa, a plataforma identifica padrões de crescimento rápido e seleciona as conclusões para este relatório. A análise mostra que a Geração Z está a impulsionar 65% destas tendências, embora todas as gerações estejam representadas no estudo. O relatório revela ainda que a Geração Z está a impulsionar 65% destas tendências.
Viagens
A viagem ascendente: As cidades atingiram o pico em 2024. Os locais montanhosos remotos serão os destinos de viagem preferidos em 2025, uma vez que a Geração Z e a Geração X procuram vistas para as copas das árvores e ar fresco e limpo. Prepare-se para a sua próxima elevação.
Moda
Este ano, a combinação de roupas será o tema principal dos grupos de amigos. Desde a colaboração em trajes para festivais até à combinação de looks para uma saída à noite, a Geração Z e os boomers vão querer manter-se em sintonia.
Estética de pescador: A Geração Z e a Geração X estão a aproveitar a onda de uma nova atitude descontraída e marinheira com camisolas de malha, tops às riscas e tatuagens de sardinhas. Mais: as pesquisas por tatuagens de sardinhas estão a disparar.
Estilo motoboémico: não é apenas um visual, é um estilo de vida para a Geração Z e para os boomers. Grandes malas de cabedal, saias esvoaçantes, botas de motoqueiro e um pouco de franja estão a substituir o estilo hippie por algo mais boémio.
Revolução verde: Os boomers e a Geração Z são rebeldes com uma causa que revoluciona a vida sustentável com moda reciclável, jardins auto-suficientes e outras estéticas de vida verde. Procuram em massa termos como “casa punk solar”, “moda punk solar” e “jardinagem caótica”.
Casa
A sua criança interior: A criança interior de toda a gente irá a novos lugares coloridos em 2025. A Geração Z e a Geração X planeiam pintar murais divertidos nos móveis, animar as divisões com molduras contrastantes e transformar os roupeiros monótonos com cores primárias.
Mais é mais: Em 2025, tudo vem sobrecarregado. Este ano, a Geração X e os boomers vão combinar padrões brilhantes e arrojados, designs eclécticos e texturas encantadoras com todas as cores do arco-íris.
Beleza
Complexo de Deusa: As mulheres vão tratar-se como deusas em 2025, adoptando uma vibração divina como nunca antes, com tratamentos faciais dourados, tranças de deusa e desenhos de unhas sublimes. Entre as mulheres boomer e da Geração Z no Pinterest, “energia de deusa” é um termo de pesquisa popular.
Charme de sereia: A beleza escura e arrojada é a próxima tendência para a Geração Z e para a geração do milénio, com maquilhagem de sereia sensual, cabelo ondulado molhado e manicura estilo sereia.
Mostre a sua aura: 2025 será o ano da maquilhagem. A Geração Z e os baby boomers estão a impulsionar este look de tons profundos que se concentra em aperfeiçoar uma estética de cor e exibi-la do queixo às bochechas. Encontre a sua aura, use-a com confiança e absorva essas vibrações durante todo o dia.
Criança
Os chás de bebé tradicionais centram-se nos presentes e nos convidados. Estas festas têm como objetivo ajudar os novos pais a prepararem-se para o período pós-parto, preparando as casas para a chegada do bebé com refeições fáceis de congelar, ramos de fraldas e organização do guarda-roupa do bebé. A geração Z e os millennials estão a remodelar a festa do bebé.
Alimentos e Bebidas
Os refrigerantes da velha guarda vão sofrer uma renovação radical, à medida que a Geração Z e os millennials procuram cada vez mais termos como “estética do refrigerante de creme”, “receitas de refrigerante” e “refrigerante caseiro”. O que estará em voga em 2025: criar e consumir misturas gaseificadas de todos os tipos e cores.
Cozedura caótica: os bolos bonitos vão deixar de estar na moda. Bolos divertidos, engraçados e até com temas de roedores serão o que os boomers e a Geração X estarão a criar em 2025. Quanto mais louco e estranho, melhor.
Pickles para todos os fins: Preparem-se para um ano de pickles. A julgar pelos seus históricos de pesquisa, a Geração X e os millennials planeiam desfrutar de tartes de pickles, pickles fritos, molhos de pickles, margaritas de pickles, pickles de galo e muitas outras formas criativas de preparar um pickle.
Celebrações
Os casamentos e as festas vão vibrar com o espírito de Maria Antonieta, a rainha do Rococó que ostentava a sua opulência e carácter ultra-feminino. A Geração Z e os boomers estão a impulsionar esta tendência para os vestidos clássicos com espartilho, acessórios luxuosos e decorações de mesa ornamentadas.
Sessões surrealistas: Olá, Dali. Em 2025, a Geração X e os boomers vão infundir o surrealismo moderno nas suas mesas e decorações: candelabros curvos, flores fantásticas e centros de mesa que desafiam a gravidade. As pesquisas por “estética Salvador Dalí” sugerem que há uma tendência para o movimento artístico surrealista.
Entretenimento
Estética digital: Agora, mais do que nunca, a Geração X e a Geração Z estão a tentar personalizar as suas vidas digitais, personalizando o cabelo, o vestuário e até os acessórios dos seus avatares. Esta estética de avatar é encontrada em pesquisas de termos como “ideias para fotos de perfil dos anos 2000”, “códigos de roupas giras” e “códigos de saias”.
Outras categorias
Frutos da tentação: A maquilhagem, o menu e os mood boards da Geração Z e dos millennials estarão cheios de cerejas no próximo ano, com termos de pesquisa como “cherry vibes”, “cherry car” e “cherry martini” já em ascensão. Em 2025, a acidez tornar-se-á mais válida.
Vida de boneca: sai a Barbie, entra a Polly Pocket. Os Millennials e a Geração X estão dispostos a apostar tudo na maquilhagem de bonecas, em ideias adoráveis para o quarto e em colares de pingentes coloridos peculiares. Estão a transformar as suas vidas em pequenas casas de bonecas e procuram cada vez mais “mini coisas” e “maquilhagem de bonecas”.
Viver como reis: A Geração Z e os millennials estão a tornar os tempos medievais na moda, inspirando-se na decoração dos antigos castelos e baseando a sua moda e acessórios na era gótica. Os utilizadores do Pinterest estão a pesquisar muito por termos como “anel de rubi antigo”, “vestido medieval azul” e “plantas de casa de castelo”.