Sabe o que têm em comum as marcas Castelbel, Casa da Música, FC Porto, Arcádia e Mesh?

O décimo aniversário da marca Porto. serviu de gatilho ao desafio sensorial lançado pela Câmara Municipal do Porto à Castelbel, Casa da Música, FC Porto, Arcádia e Mesh e que será visível na exposição “Porto. e as marcas da cidade”.

A Feeders, estúdio de arquitectura especializado na criação de espaços efémeros, juntou-se à iniciativa da Câmara Municipal do Porto e ao conceito desenvolvido pela FunnyHow, que desafiou as cinco marcas emblemáticas da cidade a interpretar o imaginário colectivo portuense através dos cinco sentidos: olfacto, paladar, visão, audição e tacto.

A proposta arquitectónica concebida pela Feeders explora a interacção entre estética, funcionalidade e a capacidade de proporcionar uma experiência sensorial envolvente, permitindo que cada uma das marcas manifeste as suas criações em harmonia com a identidade do Porto.

O F. C. Porto criou um produto visual, tendo como base a resposta mais dada à pergunta “Se o Porto fosse uma imagem, qual seria?” Já a Castelbel ficou encarregue de criar um artigo que “cheirasse” ao Porto, enquanto a Arcádia colocou mãos à obra para produzir uma iguaria, que, uma vez saboreada, fará lembrar a Invicta. A Casa da Música criou uma melodia que desperta o sentido da audição e remete para o som que mais se associa ao Porto. Já a Mesh teve o desafio de conceber uma peça com a textura que melhor se assemelhe com a cidade.

Cada uma das cinco interpretações é exibida como parte de uma instalação integrada, concebida pela Feeders para garantir fluidez, estética e impacto emocional. Uma experiência multissensorial que amplifica as criações das marcas participantes.

«Este projecto traduz na perfeição a missão da Feeders: transformar ideias e conceitos abstractos em experiências físicas e inesquecíveis. A nossa abordagem integrada permitiu criar uma estrutura que não só reflecte a identidade da marca Porto, mas que também enaltece o trabalho de cada parceiro envolvido, proporcionando uma viagem única pelos cinco sentidos», destaca Joaquim Silva, partner da Feeders. Em declarações à Marketeer, o responsável salienta que o desafio foi conseguir garantir que a estratégia da agência iria casar com a arquitectura e design. «Estamos a falar de um projecto de espaço e atmosfera cuja implementação teria de ser ajustável o suficiente para cabimentar as diferentes respostas do open call. Mais importante era que o utilizador sentisse que existe uma narrativa em termos de espaço que conta a história dos cinco sentidos», explana.

Entre o momento de encontrar um conceito agregador, fazer o projecto de arquitectura e design e validar com a CMP e diferentes intervenientes, o projecto demorou aproximadamente dois meses e meio a ser desenvolvido. «Foi um desafio conseguir reunir a massa crítica em tão curto espaço de tempo», assegura.

A mostra será inaugurada amanhã, no edifício dos Paços do Concelho, podendo ser visitada até 3 de Janeiro, nos dias úteis, entre as 9 e as 17 horas.

Texto de Maria João Lima

*A jornalista escreve segundo o Antigo Acordo Ortográfico

Artigos relacionados